Página principal
21-05-2014

Vereador Cezar Cim sugere “desvotação” para afastar políticos que não cumprem promessas de campanha

  • vercezarcim

    O vereador Cezar Cim (PP), no pronunciamento da última terça-feira (20), apresentou uma ideia para melhorar o sistema eleitoral brasileiro: a desvotação. Segundo ele, a ideia é que a população possa, além de eleger candidatos, deselegê-los no caso de não cumprirem as promessas de campanha.

    Cim comentou que o arrependimento existe em todo segmento da vida, mas um dos poucos segmentos em que o arrependimento não traz alívio é do voto. Com a desvotação, o cidadão poderia caçar o mandato daqueles políticos nos quais se arrependeram de votar por não atenderem às expectativas da população.

    “O cidadão receberia uma senha pessoal que o vincularia ao candidato votado. Se nos 4 anos de mandato o candidato não corresponder ao que for prometido, o eleitor acionaria a Justiça Eleitoral e poderia retirar seu voto, que cancelaria o mandato e poderia caçar o eleito”, explicou.

    Cim recordou que a internet está revolucionando o mundo, sendo responsável por mais justiça social e mais cidadania. Desta maneira, a internet poderia ser a ferramenta para que o cidadão pudesse fazer a desvotação. “Caso o candidato atinja um nível mínimo de desvotações, seria notificado e teria que apresentar um relatório de tudo que fez. Se não fosse o suficiente, poderia estar na segunda desvotação. Não seria espetacular?”, questionou.

    O vereador ainda ponderou que os eleitos não iriam aprovar uma lei nesse sentido, mas recordou a existência do Projeto de Lei de Origem Popular. “Fica o desafio para as ONGs sérias. Vamos levar avante a ideia da desvotação. Teremos o direito de retirar o voto de quem nos enganou e nos traiu. Podem me chamar de louco, mas estou empolgado com a ideia”.

    Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu

    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu