Página principal
24-06-2013

Vereador Cezar Cim defende sigilo sobre local do complexo penitenciário

  • Para o vereador Cezar Cim (PP), o sigilo sobre o local onde será construído o complexo penitenciário é “benéfico”, porque evita especulação imobiliária. O parlamentar acredita que a estrutura vai ser mesmo em Blumenau. Cim é membro da Comissão Especial da Câmara de Vereadores que acompanha a discussão sobre a instalação da penitenciária na cidade.

    “Tanto o governador quanto o prefeito não divulgam os possíveis lugares onde possa ser instalado o complexo. Isto evita especulação econômica, imobiliária. Se fosse dono de um terreno, poderia aumentar ou diminuir o valor de acordo com as notícias. Deve haver sigilo absoluto nesta negociação”, defendeu.

    Em entrevista ao programa Fala Vereador, da TV Legislativa, Cezar Cim disse que, como único representante do Partido Progressista na Câmara, poderia participar de todas as comissões, mas preferiu escolher duas para produzir de forma condizente. Além da Comissão do Complexo Penitenciário, é membro da Comissão de Finanças. O parlamentar defendeu também a mudança na atual situação do Presídio de Blumenau, que clássica como “depósito de pessoas”. “Não defendo preso. Tem que cumprir a pena, com certeza. Fora de lá tem pessoas que vivem em condições menos adequadas. Mas e as vítimas? Quem se lembra dos filhos órfãos dos pais, assassinados em um assalto sem ter se envolvido em briga? Temos que mudar esta situação”, justificou, afirmando que a punição tem de ser para regenerar, reeducar, reintegrar.

    Cezar Cim lembrou que, na penitenciária modelo, os presos de cada regime (aberto, semiaberto e fechado) ficam em alas diferentes. “Hoje, o nosso presídio tem três vezes mais gente do que a capacidade”, destacou, comemorando a desativação da atual estrutura.

    A Fatma (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina) já recebeu o projeto da Secretaria de Desenvolvimento Regional para liberação do terreno onde será erguido o complexo penitenciário do Médio Vale do Itajaí. Dentro da proposta estão três áreas. Os levantamentos não têm prazo de conclusão.