Página principal
27-08-2013

Vereador Cezar Cim teme pela demora na escolha do terreno do Complexo penitenciário 27/08/2013

  • Sessao Ordinaria 27-08 002

    O vereador Cezar Cim (PP) falou sobre a instalação de um Complexo Penintenciário no Vale do Itajaí. Afirmou que faz quatro meses que o governo do Estado estuda terrenos na região, mas que ainda não concluiu a análise burocrática de onde será erguida a estrutura. Segundo ele, desta vez, o entrave não é financeiro.

    Um jornal local dividiu a história em dez capítulos, lidos na tribuna pelo parlamentar. “Dia 6 de agosto de 2012: Deap afirma que pretende erguer complexo penitenciário no Médio Vale para 1,4 mil vagas. 27 de setembro de 2012: Tribunal de Justiça vem a Blumenau para exigir que Ammvi acelere escolha da área que vai receber o complexo. 18 de fevereiro de 2013: Estado cogita erguer estrutura na área do atual Presídio Regional de Blumenau. 3 de maio de 2013: Prefeitos da Ammvi anunciam que Complexo do Médio Vale será em Blumenau. Dia 29 de abril de 2013: Prefeitos da Ammvi pedem que Estado desative Presídio Regional de Blumenau, como contrapartida para construção de unidade”, elencou.

    Cezar Cim prosseguiu fazendo a leitura dos últimos acontecimentos. “Dia 22 de março de 2013: Estado pede que municípios paguem pela área do novo complexo. Prefeitos rechaçam proposta. 7 de maio de 2013 – Estado decide desativar Presídio Regional de Blumenau com a construção do novo complexo. 13 de maio de 2013: Estado afirma que Complexo do Médio Vale terá gestão pública e não será terceirizada, como ocorre em Itajaí e Joinville. 18 de junho de 2013: Moradores da Itoupava Central aprovam moção de repúdio contra possibilidade de construção  do complexo na comunidade. E, por fim, em 6 de junho de 2013, Fatma recebe projetos para liberação ambiental de três terrenos que podem receber o complexo em Blumenau”, completou.

    Para o parlamentar, tem-se duas vertentes distintas: o da nova construção e a desativação do atual presídio, que funciona no Bairro Água Verde, “uma bomba relógio prestes a explodir”, segundo ele. “Se o dinheiro está à disposição, que se adquira os imóveis. O entrave não é financeiro. O medo que se tem nesta altura do campeonato é que o dinheiro vá pra outro destino”.

    Conforme o jornal, o secretário de Desenvolvimento Regional, César Botelho, disse que permanecem em andamento os estudos que vão escolher o local ideal para a construção da unidade. De acordo com ele, já estiveram na cidade diversos técnicos.

    Ao todo, cinco áreas estão sendo avaliadas para receber o Complexo penitenciário. Três delas ficam em Blumenau e duas em outros municípios da região. 

     

    Foto: Denner William | Agência Camarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa