Página principal
21-03-2014

Vereador Adriano Pereira reivindica mais ambulâncias para o município

  • sus adriano pereira

    O vereador Adriano Pereira (PT) quer que o Município amplie o número de ambulâncias que fazem atendimento aos pacientes do Sistema único de Saúde (SUS). O parlamentar já fez uma indicação á Secretaria Municipal de Saúde e garantiu que vai levar o problema da falta de ambulâncias diretamente ao prefeito Napoleão Bernardes (PSDB). O assunto foi um dos temas do seu pronunciamento na tribuna, na sessão da Câmara desta quinta-feira (20).

    É inadmissível que Blumenau, com mais de 300 mil habitantes, tenha apenas dois veículos disponíveis na Central de Ambulâncias, para atender a pacientes acamados, que precisam realizar exames, que fazem fisioterapia, hemodiálise, tratamento médico contínuo, ou que são deficientes e necessitam de transporte”, assinalou o parlamentar, destacando que uma ambulância já está há muito tempo na oficina e que dificilmente poderá ser consertada.

    O vereador destacou ainda que além da pouquíssima disponibilidade, as ambulâncias tem equipamentos inadequados para suprir as necessidades de todos os pacientes. Citou por exemplo, o tamanho da maca, que segundo ele é pequena para atender um paciente de estatura superior a 1,80 metro de altura.

    Adriano Pereira também disse que as reclamações da comunidade se referem ao Sistema l de Regulação (Sisreg), que disciplina os atendimentos pelo SUS, entre os quais a marcação de consultas médicas. “Está havendo sobreposição e falta de sistematização dos horários. Muitas vezes quando um usuário necessita ser levado para uma sessão de fisioterapia, por exemplo, a ambulância foi atender outro que foi para a quimioterapia”, exemplificou para justificar que não há uma sistemática que permita conciliar as agendas de todos os usuários do SUS.

    As reclamações da comunidade não param. Muitos pacientes não conseguem continuar os tratamentos porque não podem ser transportados no dia agendado para ir ao médico ou realizar exames ou fisioterapia e hemodiálise, entre outros procedimentos”, explicou, reforçando que é urgente a aquisição de mais ambulância para o município.

    Foto: Renan Olaz Agência CamaraBlu | Assessoria de Mandato

    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu