Página principal
02-02-2015

Vereador Adriano Pereira cobra resolução de transtornos causados pela enchente de 2008 na região do Garcia

  • transtornos 2008 garcia

    O vereador Adriano Pereira (PT) está reivindicando que o Poder Executivo encontre uma solução definitiva para problemas causados pela enchente de 2008 em três pontos da região do Garcia.

    Veja as Imagens:

    Um dos pontos da tragédia que necessita de solução fica na Rua Nelson Schramm, no bairro Valparaíso. Um trecho da via desmoronou em 2008 e deixou algumas casas praticamente isoladas. O morador Raul Marchini conta que a própria comunidade teve que construir uma estreita ponte com tábuas para permitir o acesso às casas. A estrutura, que deveria ser provisória, é a única alternativa para aqueles moradores há mais de seis anos.

    A situação é difícil, não dá para chegar de carro até em casa. Isso dificulta até o meu ganha pão, pois trabalho com reciclagem. Minha esposa é massagista e clientes de mais idade têm deixado de vir até aqui por medo de passar pela beirada do ribeirão”, relata, acrescentando que em dias de chuva as tábuas ficam escorregadias e duas pessoas já caíram na água.
    O parlamentar ressalta que várias proposições já foram feitas pelos vereadores buscando a reconstrução da via. “Eu e outros vereadores já cobramos uma solução para esse problema, mas já são quase sete anos que essa comunidade está esperando. Os moradores desejam a reconstrução dessa rua para terem o mínimo de dignidade, que é o direito de acesso às residências”, enfatiza Adriano.

    A enchente de 2008 também traz transtornos até hoje para os moradores das proximidades da Rua Valéria Hostins, no bairro Valparaíso. É onde fica localizada a Escola Municipal Prof. Julia Strzalkowska, que está interditada desde a tragédia. Seis meses após os desmoronamentos, a rua foi reaberta pelos próprios moradores, mas a escola nunca mais voltou a funcionar. “Nenhuma decisão é tomada a respeito desse prédio, que está abandonado. A construção serve de ponto de encontro de usuários de droga e também prostituição. Não temos segurança nenhuma aqui”, reclama o morador Manoel Veras, pedindo uma solução.

    Para o vereador Adriano Pereira, existem várias alternativas para resolver o problema naquela via, e é urgente que alguma delas seja executada. “Sugiro um estudo para recuperar o prédio e reestabelecer o funcionamento da escola, ou oferecer uma creche para a comunidade em uma estrutura menor, ou ainda a demolição da estrutura e a instalação de uma área de lazer. O que não é possível é deixar esses moradores totalmente abandonados”, reforça.

    Outra herança da enchente de quase sete anos atrás é a interdição da via que ligava os bairros Velha e Garcia, a Rua Willi Henkels, popularmente conhecida como Transviana. O parlamentar pede a reabertura da via, pois acredita que seria uma importante alternativa para auxiliar na mobilidade urbana. “Enquanto não se tem uma rota oficial que ligue os dois bairros, seria interessante a reabertura dessa antiga ligação, e que a via fosse colocada à disposição da comunidade o mais rápido possível. É um problema fácil de ser resolvido, e a rua serviria para desviar parte dos veículos do trânsito do Centro da cidade”, salienta.

     

    Foto: Divulgação Agência Câmarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa Câmarablu