Página principal
24-03-2014

Vereador Adriano Pereira apresenta projeto para incentivar doação de medula óssea

  • nonnjjjji

    Com o objetivo de incentivar a doação de medula óssea, o vereador Adriano Pereira (PT), apresentou projeto de lei que isenta os doadores do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos realizados pela Prefeitura. 
     
    Queremos que além de incentivar um maior número de pessoas a serem doadoras, também reconhecer o ato de solidariedade dos doadores”, justificou o vereador. São considerados doadores para o efeito da lei, somente os inscritos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), do Instituto Nacional do Câncer (Inca)
     
    Para ser doador é preciso ter entre 18 e 55 anos e boa saúde. Para se cadastrar o candidato à doação deverá procurar o hemocentro mais próximo, onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas sobre o procedimento. Em seguida será feita a coleta de uma amostra de sangue para a tipagem de HLA, sigla derivada do inglês que significa “Human Leukocyte Antigen”, que corresponde ao teste de Complexo Principal de Histocompatibilidade, onde é possível conhecer características genéticas importantes de um doador.
     
    Depois os dados do doador são inseridos no Redome e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade é verificada. Se houver afinidade com o receptor, o doador é consultado para decidir sobre a doação. O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral e requer internação.
     
    A proposta determina que a nova lei seja amplamente divulgada em escolas, universidades, hospitais, laboratórios e consultórios médicos”, destaca Adriano Pereira. 
     
    Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu / Lusiada.br
     
    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu