Página principal
20-03-2014

Vereador Adriano Pereira aborda deficiências da Central de Ambulância 20/03/2014

  • IMG_9946

    O vereador Adriano Pereira (PT) reclamou da Central de Ambulância do município, destacando que há apenas dois veículos para a atender os pacientes do SUS. Disse também que além de poucas, as ambulâncias não oferecem condições e equipamentos adequados para o atendimento.

    Duas ambulâncias para uma cidade com mais de R$ 320 mil habitantes é inadmissível. Muitas pessoas nos procuraram para reclamar, não apenas de não ter ambulâncias suficientes para atender os pacientes que precisam do transporte, acamados, em tratamento dentro e fora de Blumenau. São pacientes em tratamento oncológico, de fisioterapia, que fazem hemodiálise, entre outros, mas pelo estado em que se encontram essas ambulâncias, algumas nem tem condições de transportar os pacientes”, criticou, destacando que a maca, por exemplo, é muito pequena.

    O parlamentar disse que é urgente a união de esforços e o empenho da administração do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), através da Secretaria de Saúde, no sentido de conseguir mais ambulâncias para a central e de preferência devidamente equipadas para atender bem os pacientes. “Acho que nenhum ser humano se pudesse escolher iria preferir andar de ambulância, porém muitas pessoas têm nos procurado para reclamar do serviço “, disse.

    O vereador afirmou que também que as reclamações são sobre a marcação de atendimentos pelo Sisreg (Sistema de Regulação). “O serviço está em desacordo com o que a Central de Ambulância pode atender” explicou.  Ele disse que recebeu algumas fotos e vídeos de usuários, que mostram ambulâncias paradas no trânsito, porque estragaram durante o transporte de pacientes. As imagens também mostram a maca muito pequena para atender pacientes de grande estatura.

    Adriano disse que não mostraria as imagens para preservar os pacientes que aparecem dentro da ambulância. “Resolvi não mostrar porque não sou um vereador sensacionalista, gosto de mostrar sim as realidades, mais com coerência”, afirmou.

    Em outro momento, o petista apresentou fotos da reunião que manteve nesta quarta-feira (19) com o secretário de Obras, Paulo França e o líder do governo, Marco Antônio Wanrovsky e com os moradores da Rua José Reuter (Morro do Encano). A reunião foi para tratar sobre  a tubulação e pavimentação da rua. “Também foi apresentado em nome da Associação de Moradores da Velha Pequena a reivindicação para construção de uma praça, uma área de lazer para aquela comunidade”, informou, ressaltando que ele já fez o pedido no ano passado e sugeriu que a Prefeitura verifique a possibilidade de usarem uma área interditada em 2008, localizada próxima a Lagetubos.

    Adriano Pereira disse ainda que pretende conversar com o novo secretário de Serviços Urbanos para retomar outras questões, referente aos alagamentos que acontecem naquela região e sobre os trabalhos a serem feitos na Rua Lourival Moge. O vereador disse que o líder comunitário, Vânio Salm, esteve presente representando a Associação dos Moradores, que está colaborando na defesa das prioridades para a comunidade. Disse que gostaria que outras reuniões com a Secretaria de Obras e a de Serviços Urbanos fossem mais frequentes.

    Temos dificuldade para agendar conversas e reuniões importantes como essa junto ao Governo Municipal, mas quando somos recebidos somos bem atendidos. Porém queremos muito mais que isso, queremos seriedade nos encaminhamentos das demandas, compromisso na busca de soluções para os problemas e o atendimento às reivindicações do povo”, afirmou, dizendo que ele deseja também que o retorno das ações seja feita passo a passo para que a comunidade saiba o que e como a administração vai atender as demandas.

    Sabemos que muitos pedidos não podem ser resolvidos na hora, porém que pelo menos se busque fazer os projetos, se busque captar os recursos, não deixando as reivindicações apenas nas reuniões, nos ofícios, indicações”, declarou, lembrando que os pedidos são do povo e para o povo e dizendo que espera que essa administração seja mais competente que a anterior.

    Em outra oportunidade o vereador Adriano destacou que sexta-feira, dia 21 de março, se comemora o “Dia Internacional da Síndrome de Down”. Ele recebeu uma convite da Associação Sorrir para Down, para participar das comemorações da data. “Esta associação faz um importante trabalho com crianças, jovens e adultos, de 0 a 70 anos e hoje conta com 185 associados. Uma entidade que precisa de apoio voluntário, apoio do poder público, das empresa e de quem mais puder ajudar”, destacou, assinalando que é preciso cada vez mais respeitar e amar todos que possuem a síndrome.

    Conforme o parlamentar, hoje a Síndrome de Down está presente em um entre 650 e  mil recém-nascidos. “Devemos colocar nosso trabalho parlamentar à disposição da Associação Sorrir para Down e buscar colaborar naquilo que for possível para que todos tenham acesso aos seus direitos”, ressaltou.

    Em seguida, Adriano Pereira falou sobre a assinatura da ordem de serviço para reforma e ampliação do Ambulatório Geral da Velha. “Trata-se de uma reivindicação antiga da comunidade e dos usuários da região da Grande Velha. A obra contará com recursos e apoio do Governo Federal, através da emenda parlamentar do deputado Décio Lima (PT), ao qual quero agradecer, lembrando que essa reivindicação eu particularmente já acompanhava desde a época em que fui presidente do Conselho Regional de Saúde da Grande Velha”, comentou.

    O parlamentar destacou que essa conquista é de muitos, dos conselhos locais, dos Estratégias da Saúde da Família da região e de todos que lutaram pela obra. “O ex-vereador Vânio Salm há muito tempo já havia feito esta reinvindicação e foi buscar o apoio do deputado Décio Lima. Mas parabenizo também o atual governo e a Secretaria de Saúde, por ter tirado essa demanda do papel, pois tentamos fazer com que a administração passada executasse a obra, mas não tivemos êxito”, declarou.

    O vereador lembrou que quando foi presidente do Conselho Regional de Saúde da Grande Velha lutou muito por essa obra. Agora como vereador empenhou-se ainda mais nas cobranças para que o Ambulatório Geral da Velha fosse reformado e ampliado. “Enfim, esse dia chegou! Parabéns também a equipe que trabalhou lá”.

     Fonte: Assessoria de Imprensa

    Foto:  Renan Olaz | Agência Camarablu