Página principal
21-10-2015

TV Legislativa de Blumenau conquista canal aberto digital de televisão

  • tvl_digital_2015

    O presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrandt (PSB), comunicou, na Sessão Ordinária desta terça-feira (20), o recebimento de correspondência do Ministério das Comunicações informando sobre a liberação de um canal digital de TV aberta para ser ocupado pela TV Legislativa de Blumenau, a TVL. A disponibilização de um canal aberto era esperada há mais de três anos, quando começaram as tratativas da Câmara Municipal com o Ministério das Comunicações a fim de conquistar a consignação do canal.

    Atualmente, a TVL Blumenau é exibida apenas em canais de TV por assinatura, e tem a programação compartilhada com a TV Assembleia Legislativa de Santa Catarina (TVAL). A TVL de Blumenau é a terceira emissora legislativa municipal do estado a conquistar o canal digital de TV aberta, atrás apenas das emissoras das Câmaras de Florianópolis e Joinville.

    Com a liberação de um canal na TV aberta, um público potencial de 330 mil cidadãos residentes em Blumenau passará a acompanhar as atividades do Legislativo Municipal sem precisar pagar um pacote de TV a cabo. A partir da estreia da programação em TV aberta, para sintonizar a TVL Blumenau em sinal digital será preciso apenas ter um televisor com conversor digital e uma antena UHF interna ou externa.

    O presidente Mário Hildebrandt ressaltou a importância da conquista para a cidade. “Será um canal exclusivo para a TVL, através do qual a comunidade poderá acompanhar as comissões, atividades, reuniões e debates realizados pelo parlamento. É uma conquista que teve a participação e apoio de outras duas Mesas Diretoras e nos sentimos privilegiados, enquanto Mesa Diretora, em iniciar esse processo”, assinalou. Hildebrandt ainda anunciou que há pela frente todo o processo de análise técnica, jurídica e financeira para a implementação, e que a Mesa Diretora está deliberando para a implementação de uma Comissão Especial que ficará responsável pelas análises e encaminhamentos junto às diretorias da Casa.

    Considerando o cronograma de desligamento da TV analógica no Brasil, que deverá ser concluído em todo o país até 2019, a popularização da TV digital poderá aumentar consideravelmente a audiência das TVs Legislativas, pois o telespectador terá acesso ao sinal das emissoras com mais facilidade, uma vez que estarão posicionados em números mais baixos e, portanto, mais próximos dos principais canais do país. Localmente, isso significa o alcance ainda maior das informações sobre as atividades diárias do Poder Legislativo e de outras programações de caráter sociopolítico que vão continuar contribuindo para a formação cidadã dos blumenauenses.

    Idealizada e coordenada pela Câmara dos Deputados, a Rede Legislativa de TV Digital opera no sistema de multiprogramação – recurso que permite o tráfego de quatro programações independentes de televisão em um mesmo canal, 24 horas por dia. O telespectador terá à sua disposição a programação dos subcanais da TV Câmara, TV Senado, da TV Assembleia Legislativa e da TV da Câmara Municipal. Em todas elas, as sessões plenárias, reuniões das comissões, frentes parlamentares e audiências públicas continuarão sendo o fio condutor que levará até a casa do telespectador os debates da sociedade, dos poderes e das instituições.

    Etapas
    Com a resposta afirmativa do Ministério das Comunicações e a indicação do canal disponível para a exibição da programação da TVL, a Câmara de Blumenau deverá agora elaborar e encaminhar à Câmara dos Deputados um projeto técnico contendo informações a respeito da estrutura e equipamentos que pretende utilizar para, então, assinar o acordo operacional com a Rede Legislativa. O projeto passará por avaliação da Câmara Federal e será enviado para homologação do Ministério das Comunicações. A transmissão da TVL Blumenau no canal digital poderá iniciar assim que a documentação for homologada, o que não tem prazo definido para ocorrer.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Imagem: Comunicação – Sítio