Página principal
16-07-2018

Sob comando da nova Mesa Diretora, Câmara Mirim realiza a 9ª Sessão Ordinária

  • mirins_sessao16julho18

    A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na tarde desta segunda-feira (16), a nona sessão ordinária da Legislatura de 2018, no Plenário da Casa. A sessão foi a primeira a ser realizada sob o comando da Mesa Diretora eleita para o segundo semestre. Integram a nova Mesa Diretora Enzo Dutra Prezoto, da Escola Sagrada Família, como presidente, Marlon Steinhenzer Neves, da Escola Municipal Gustavo Richard, como vice-presidente, e as estudantes Natália Oliveira Pereira dos Santos, da Escola Barão do Rio Branco; e Bethânia Dickmann, da Escola Municipal João Joaquim Fronza; como primeira e segunda secretárias, respectivamente.

    O vereador Professor Gilson (PSD) participou do momento de formação da Sessão Mirim e convocou os vereadores mirins a somarem esforços juntamente com ele pela cobrança da instalação de câmeras de segurança em todas as escolas e CEIs do município. “Fiz um requerimento para que a prefeitura coloque essas câmeras nas entradas e saídas das escolas para afugentar os praticantes de atos ilícitos e garantir a segurança dos alunos. Já existe um projeto-piloto na Escola Gustavo Richard, na Nova Esperança, com uma câmera que foi doada, e em pouco mais de um mês de funcionamento já é possível perceber bons resultados”, assinalou.

    O vereador ainda pediu ajuda aos pequenos parlamentares para a arrecadação de lacres de latas de alumínio para a campanha Lacre Solidário, através da qual é possível trocar lacres por cadeiras de rodas e beneficiar pessoas e entidades necessitadas.

    Também ocupou a tribuna a ex-vice-presidente da Câmara Mirim no segundo semestre de 2017, Eyshela Suzana Martins. Ela falou sobre a participação do jovem na política, citando dados de uma pesquisa que apontou que 70% dos jovens brasileiros não têm interesse nenhum na política. Questionou onde vai parar o país do futuro se os jovens não se interessam em ver os problemas sociais e pensar em maneiras de resolvê-los. “Penso que não somos apenas o futuro do país mas o presente dele. Por isso deixo um conselho, para que vocês invistam em conhecimento. Vocês têm capacidade de mudar o cenário político do nosso país. Aqui dentro vocês já fazem a diferença, e lá fora também”, assinalou.

    Logo em seguida, os vereadores mirins fizerem seus pronunciamentos na tribuna. Entre os assuntos mencionados estavam a sustentabilidade, feiras de matemática e a importância do estudo para a vida profissional. Durante a Ordem do Dia, os parlamentares mirins discutiram e votaram os requerimentos de Nºs 69 a 82. Todos os documentos foram aprovados.

    A próxima sessão mirim acontecerá no dia 30 de junho, a partir das 9 horas, no Plenário da Câmara.

    Requerimentos aprovados

    Requerimento Nº 69 – De autoria do vereador mirim José Henrique Cardoso da Silva, representante da Escola Básica Municipal Professor Friedrich Karl Kemmelmeier. O documento pede providências no sentido de construir uma ponte de alvenaria com espaço adequado para automóveis e pedestres na Rua Ricardo Georg, único acesso à E.B.M. Professor Friedrich Karl Kemmelmeier.
    Requerimento Nº 70 – De autoria da vereadora mirim Bethânia Dickmann, representante da Escola Básica Municipal Professor João Joaquim Fronza. O documento pede Providências no sentido de conseguir a doação de refrigeradores antigos, e também o frete, tintas, livros e revistas, para transformar estes (os refrigeradores) em pequenas bibliotecas nas imediações da E. B. M. Professor João Joaquim Fronza, localizada na rua Phillipp Bauler, n° 1391, bairro Itoupavazinha.
    Requerimento Nº 71 – De autoria da vereadora mirim Isadora Tomio, representante do Colégio Shalom. O documento pede a pintura da área externa do Centro de Educação Municipal de Blumenau Professora Martinha Regis Moretto, localizado na rua Engenheiro Odebrecht, n° 961.
    Requerimento Nº 72 – De autoria do vereador mirim Davi Nunes da Costa, representante da Escola de Educação Básica Professor Lothar Krieck. O documento pede a pintura de uma sinalização horizontal no cruzamento entre a rua Dr. Hugo Gensch e a rua Frei Estanislau Schaette.
    Requerimento Nº 73 – De autoria da vereadora mirim Natália Oliveira Pereira dos Santos, representante da Escola Barão do Rio Branco. O documento pede providências no sentido de cobrir buracos e irregularidades próximos à Academia Qualitylife Fitness Club, localizada na Rua Frederico Jensen, n° 4135, no bairro Itoupavazinha.
    Requerimento Nº 74 – De autoria da vereadora mirim Giovana Augusto Demarchi, representante Colégio Bom Jesus Santo Antônio. O documento pede providências no sentido de orientar instituições de ensino a não disponibilizarem canudos e copos descartáveis.
    Requerimento Nº 75 – De autoria do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento pede providências no sentido de instalar lâmpadas, fiscalizar o estado das já existentes, bem como ascendê-las a partir do escurecer, atrás da Estação de Ônibus Catedral, localizada entre os números 1122 e 1152, da Rua Sete de Setembro, Centro.
    Requerimento Nº 76 – De autoria do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento pede providências no sentido de pintar uma faixa de pedestres no bairro Ponta Aguda, Rua República Argentina, na altura do número 102.
    Requerimento Nº 77 – De autoria do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento pede providências no sentido de fiscalizar a fiação do poste de luz localizado na Rua República Argentina, número 111.
    Requerimento Nº 78 – De autoria do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento pede providências no sentido de fiscalizar e, se for o caso, determinar a adaptação da calçada localizada à altura do número 1 da Rua Presidente Getúlio Vargas, para que conte com o rebaixamento para travessia de pedestres e pessoas com dificuldades de locomoção, indicado pela ABNT.
    Requerimento Nº 79 – De autoria do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento pede providências no sentido de construir uma nova cabeceira que cubra todas as áreas que apresentem risco aos pedestres, para ponte localizada na Rua Franz Muller, na altura do número 3872.
    Requerimento Nº 80 – De autoria do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento pede providências no sentido de construir uma faixa elevada na Rua João Pessoa, em frente ao número 2730.
    Requerimento Nº 81 – De autoria do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento pede providências no sentido de criar um incentivo fiscal aos proprietários que possuírem um edifício tombado como patrimônio histórico e revitalizarem-no totalmente (obedecendo os padrões do imóvel e preservando sua originalidade).
    Requerimento Nº 82 – De autoria do vereador mirim Marlon Steinhenzer Neves, representante da Escola Básica Municipal Gustavo Richard. O documento pede providências no sentido de fiscalizar e, se for o caso, determinar a construção de uma calçada na Rua Henrique Reif, entre a frente da Rua José Andrieti e início da Rua Alexandre Costa.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Rafael Carrasco | Imprensa CMB