Página principal
23-05-2017

Sessão ordinária mirim contou com presenças de ex-parlamentares mirins

  • sessao_mirin22maio17

    A Câmara Mirim de Blumenau promoveu, na tarde desta segunda-feira (22), a sexta sessão ordinária do ano. A reunião, que aconteceu no plenário do Poder Legislativo municipal, contou com as presenças dos ex-vereadores mirins da Legislatura de 2016 Kaio Vinícius Montibeler e João Vitor Schwaemmle. Acompanharam também a sessão os pais dos legisladores mirins e seus suplentes.

    O ex-parlamentar mirim João Vitor Schwaemmle utilizou a Tribuna Livre, durante a sessão mirim, para opinar sobre os maus-tratos contra os animais. Lamentou a informação de que entre janeiro e maio deste ano foram registrados mais 400 casos na cidade.

    “Esse número é alarmante. Nós temos que acabar com essa violência, pois os animais merecem respeito, assim como os seres humanos. A pessoa que compra ou adota um bicho deve se comprometer a cuidar dele, dar carinho e ter responsabilidades. Também é importante não abandonar quando sai para viajar ou algo do tipo. Os animais são seres vivos e não devemos os maltratar e os abandonar quando ficam doentes ou crescem, como vemos tantas situações”, opinou, abordando sobre Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread) na cidade e leis em prol do bem-estar dos bichos.

    Durante a sessão, os vereadores mirins fizeram seus pronunciamentos na tribuna. Foram abordados temas como o Movimento Maio Amarelo, a educação em Blumenau, entre outros.

    Encerrados os discursos, passou-se ao momento da presidência, de acordo com o artigo 32 do Regimento Interno Mirim. Na oportunidade, o presidente mirim Thomas Otte Corrêa lembrou, por meio de imagens, que a Câmara Mirim realizou, no dia 4, uma ação voltada para o Movimento Maio Amarelo, com o Projeto Flores de Maio. Também recordou que vereadores mirins, em conjunto com a equipe de coordenação, foram a Florianópolis no dia 16, onde visitaram as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Santa Catarina. E por fim, também informou sobre a última formação que tiveram com o tema Comunicação e o Poder da Imagem, no dia 19, e a adesão à Campanha Lacre Solidário.

    Durante a Ordem do Dia, os legisladores mirins discutiram e votaram nos requerimentos de Nºs 37 a 42. O requerimento de Nº 43 também foi discutido pelos vereadores mirins, mas foi retirado a pedido da autora Ana Carolina Luciani Corrêa, representante da Escola Básica Municipal Machado de Assis. Todos os demais documentos foram aprovados.

    Por fim, passou-se à leitura das respostas emitidas pelas autoridades e órgãos respectivos aos requerimentos de Nºs 10,12,13 e17 de 2017 formulados pelos vereadores mirins.

    A próxima sessão ordinária mirim acontecerá no dia 5 de junho, às 9 horas, no plenário da Câmara de Vereadores.

    Requerimentos aprovados:

    Requerimento Nº 37 – De autoria da vereadora mirim Agatha Priscila Montibeler, representante da Escola Básica Municipal Professor Friedrich Karl Kemmelmeier. O documento pede provências no sentido de fazer uma terceira faixa de acesso da rua Dr. Pedro Zimmermann para Rudolfo Walter, ambas no bairro Itoupava Central.

    Requerimento Nº 38 – De autoria do vereador mirim Gustavo Germano Boudort, representante da Escola Básica Municipal Annemarie Techentin. O documento solicita a fiscalização, e se for o caso, a determinar a roçagem do mato existente na rua Johann Hadlich, na altura do número 2820.

    Requerimento Nº 39 – De autoria da vereadora mirim Suelen Jandrey da Silva, representante da Escola Básica Municipal Professor Fernando Ostermann. O documento pede a adequação dos acesso no interior da sua escola, no sentido de facilitar o deslocamento dos alunos com deficiência física.

    Requerimento Nº 40 – De autoria da vereadora mirim Amanda Hillesheim Salm, representante da Escola Básica Municipal Professora Adelaide Starke. O documento pede a troca do plástico que cobre a horta situada na sua escola por uma rede resistente.

    Requerimento Nº 41 – De autoria da vereadora mirim Bárbara Albino Bennertz, representante do Colégio Castelo. O documento pede a fiscalização e, se for o caso, determinar a roçagem do mato localizado na rua Dona Emma, próximo ao número 612, no bairro Escola Agrícola.

    Requerimento Nº 42 – De autoria do vereador mirim Thomas Otte Corrêa, representante da Escola Barão do Rio Branco. O documento pede a colocação de uma lombada física na rua Amsterdam.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa CMB