Página principal
28-08-2017

Sessão mirim conta com participação de estudantes do Colégio Castelo

  • sessao_mirins28agosto17

    A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (28), a 12ª sessão ordinária do ano. A reunião, que aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, contou com as presenças do ex-vereador mirim Bruno Albino Bennertz, da Legislatura de 2016, que utilizou a Tribuna Livre para relatar a sua experiência no Programa Vereador Mirim e também contou com a participação de 26 alunos do 7º ano do Colégio Castelo, que assistiram à sessão.

    O ex-vereador mirim Bruno Albino Bennertz, da Legislatura de 2016, relatou como foi sua experiência no parlamento mirim, representando o Colégio Castelo. Lembrou do período em que a coordenadora divulgou o programa nas salas de aula, quando se candidatou, sua campanha em 2015, até quando foi eleito vereador mirim titular. “Ao ser eleito para o cargo, juntamente com a felicidade vieram as responsabilidades, desde as atividades durante as sessões até as capacitações, lembrando sempre de que os que me elegeram confiram em mim e na minha capacidade de ser porta-voz dos anseios da comunidade escolar. Eu perdi o receio de falar em público, foi o ano mais político da minha vida, onde eu exerci minha cidadania, aprendi as leis e tudo o que é necessário para ser um bom cidadão”, apontou, dizendo que também conquistou amizades para a vida e que essa se resume ao antes e depois da sua participação no programa.

    Logo após, os parlamentares mirins utilizaram a tribuna para seus pronunciamentos. Foram abordados assuntos como a violência e o desrespeito com os educadores; o abandono de animais; o preconceito e a sessão solene que marcou os 18 anos do Programa Vereador Mirim.

    Durante a Ordem do Dia, os vereadores mirins discutiram e votaram os requerimentos de Nºs 97, 98, 99, 100 e 101 de 2017. Todos os documentos foram aprovados. Também foi aprovada a moção de louvor de Nº 10, de autoria da Mesa Diretora mirim.

    Ao final, passou-se à leitura da resposta ao requerimento de Nº 11 de 2017, emitida pelas autoridades e órgãos respectivos. O documento é de autoria da vereadora mirim Bárbara Albino Bennertz.

    Visita Colégio Castelo

    Os estudantes, juntamente com a professora de Língua Portuguesa, Kalinka de Souza e com a coordenadora pedagógica Cleide Martins Machado, fizeram uma visita guiada pela Escola do Legislativo Fritz Müller para conhecer a Casa Legislativa antes da reunião. “A vereadora mirim Bárbara Albino Bennertz é a atual representante do Colégio Castelo na Câmara Mirim. Ela sempre compartilha com os colegas em sala de aula as experiências vividas aqui. Então, foi a oportunidade de os estudantes vivenciaram um pouco disso. A escola está com quatro alunos que pretendem se candidatar a função de vereador mirim. Na ocasião, eles puderam ter este contato de uma maneira mais proveitosa, conhecendo mais sobre o Poder Legislativo”, assinalou a professora.

    Laura Teixeira Sumensare é uma das que pretende se candidatar para o cargo nas eleições deste ano para o Programa Vereador Mirim de 2018. A estudante do 8º ano do Colégio Castelo disse que ter assistido à sessão a inspirou ainda mais a concorrer a uma vaga e que essa oportunidade foi melhor do que ela imaginava. “A partir do que pude observar nesta reunião, eu estou mais empolgada e vou me esforçar ainda mais para fazer uma campanha com meus colegas e visitar alguns lugares de Blumenau para conhecer as necessidades das pessoas, buscando melhorar a cidade”, apontou, adiantando que algumas das suas bandeiras serão a causa animal e as manutenções de vias e pontos de ônibus da cidade. Ela também ressaltou a sua facilidade em falar em público e seu gosto pela escrita.

    A próxima sessão será itinerante e acontecerá no dia 11 de setembro, a partir das 15 horas.

    Requerimentos aprovados:

    Requerimento Nº 97 – De autoria da vereadora mirim Manuela Carl, representante da Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen. O documento solicita a manutenção ou troca da cerca de segurança localizada na Praça Klaus Feldmann na Vila Itoupava.

    Requerimento Nº 98 – De autoria do vereador mirim Gustavo Germano Boudort, representante da Escola Básica Municipal Annemarie Techentin. O documento pede a aquisição de novos jogos de xadrez para a sua escola.

    Requerimento Nº 99 – De autoria da vereadora mirim Amanda Hillesheim Salm, representante da Escola Básica Municipal Professora Adelaide Starke. O documento solicita a colocação de cortinas nas salas de aula do seu educandário.

    Requerimento Nº 100 – De autoria da vereadora mirim Suelen Jandrey da Silva, representante da Escola Básica Municipal Professor Fernando Ostermann. O documento pede a colocação de espelhos na escola que representa.

    Requerimento Nº 101– De autoria do vereador mirim Thomas Otte Corrêa, representante da Escola Barão do Rio Branco. O documento pede providências no sentido de adicionar sinais sonoros nas sinaleiras da rua XV de Novembro.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB