Página principal
09-11-2015

Sessão da Câmara Mirim conta com participação de três convidados na tribuna

  • sessao_mirim_9nov15

    A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (9), a 13ª sessão ordinária do ano, no plenário. A reunião contou com as participações do vereador Jens Mantau (PSDB), da agente mirim de Defesa Civil de Blumenau, turma 2015, Isadora Rholing, e do presidente do Diretório Acadêmico Clóvis Beviláqua (Daclobe) do curso de Direito da Furb, Victor Hugo Fraga, que ocuparam a tribuna livre.

    O parlamentar Jens Mantau recordou o início da implantação do Programa Vereador Mirim em 1999, quando era vice-presidente do Poder Legislativo. Destacou que os objetivos do programa perpetuam até hoje. “Um dos intuitos é possibilitar aos alunos, representantes de suas escolas, apresentarem sugestões para solucionar importantes questões da cidade ou de determinados grupos sociais”.

    A agente mirim de Defesa Civil de Blumenau, Isadora Rholing, agradeceu pela oportunidade de utilizar a tribuna para apresentar o Programa de Defesa Civil na Escola, criado em 2013, e que engloba o Projeto Agentes Mirins de Defesa Civil. Ela também agradeceu a possibilidade de conhecer a estrutura da Câmara de Vereadores. Disse que foi uma honra ser recebida pelos vereadores mirins.

    “Nós, agentes mirins, também assumimos um compromisso com Blumenau, o de fortalecer as ações de prevenção contra riscos e desastres nas comunidades, pois a cidade tem sido motivo de constantes preocupações do poder público seja em função das enchentes ou dos deslizamentos de terra”. Isadora também é aluna do 6º ano da Escola Básica Municipal Norma Dignart Huber. Ela veio acompanhada dos demais agentes mirins e da coordenadora do Programa Defesa Civil na Escola/Projeto Agentes Mirins de Defesa Civil, Luciana Correia.

    O presidente do Daclobe, Vitor Hugo Fraga, apresentou o Projeto Direito nas Escolas, sendo desenvolvido em parceria com a Câmara de Vereadores Mirins. O projeto busca trazer aulas de Direitos e Garantias Fundamentais, de participação democrática e cidadania para os alunos até o 9º ano das redes municipais e estaduais de ensino. “O intuito é institucionalizá-lo para que em poucos anos venha se tornar obrigatória essa atuação, a partir do Diretório e dos acadêmicos, no sentido de trazer conhecimentos básicos em Direito para os estudantes de nível fundamental e médio. Convido a todas as escolas interessadas em participar do projeto que entrem em contato com o diretório”.

    A coordenadora pedagógica da Escola Básica Municipal Norma Dignart Huber, Salete Maria Pedrini Tachini, a professora articuladora do Programa Mais Educação do educandário, Edeltraud Marcos e a co-coordenadora do Projeto Agentes Mirins de Defesa Civil, Juliana Mary de Azevedo Ouriques, também assistiram à sessão. A reunião também contou com as presenças dos estudantes do 8º ano do Colégio Bom Jesus, representado pelo vereador mirim Enzo Rebelo.

    Foram colocados em discussão três requerimentos, sendo que os de N°s 99 e 101 foram aprovados pelos vereadores mirins. O documento de Nº 100 não foi submetido a votação, o que será feito na próxima sessão ordinária. Por fim, foi realizada a leitura das respostas aos requerimentos de Nºs 81/2015, 82/2015 e 83/2015 , emitidas pelas autoridades e órgãos respectivos.

    A próxima sessão da Câmara Mirim acontecerá no dia 23, às 15h, no plenário do Poder Legislativo.

    Programa Defesa Civil na Escola
    O programa de prevenção da Diretoria de Defesa Civil foi criado em 2013 e tem como objetivo tornar a sociedade mais segura a partir da comunidade escolar. O Defesa Civil na Escola escolhe 10 escolas por ano estrategicamente pela sua localização de risco e aborda temas como o conceito de Defesa Civil, percepção de risco e também sobre desastres naturais.

    Projeto Agentes Mirins de Defesa Civil
    O Projeto Agentes Mirins de Defesa Civil é uma extensão do Programa de Defesa Civil na Escola e está sendo desenvolvido pelo segundo ano. Uma entre as 10 unidades participantes do programa é escolhida para participar do projeto. Nesta edição, a unidade sede é a Norma Dignart Huber. Ao todo, 20 agentes mirins são eleitos do 5º ou 6º ano. Eles participam de encontros de 15 em 15 dias no contraturno escolar para reforçar as ações de prevenção na comunidade. Nessas ocasiões acontecem aulas teóricas e práticas, que envolvem visitas à estrutura da Secretaria de Defesa do Cidadão e áreas de risco, aula de primeiros socorros, educação ambiental, entre outras. Os participantes têm a responsabilidade de multiplicar essas orientações na sua comunidade. O projeto conta com a parceria da Polícia Militar.

    Foto: Vivian Persuhn | CMB
    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB