Página principal
21-05-2014

Servidores públicos municipais entram em greve em Blumenau

  • greve2014

    Os servidores públicos municipais de Blumenau entraram em greve nesta quarta-feira (21). A manifestação acontece, em frente à Prefeitura, na Praça Victor Konder, no bairro Centro. A decisão foi tomada pela categoria em assembleia, na última quinta-feira (15), em frente à Prefeitura, com a presença de aproximadamente dois mil trabalhadores.

    Estou acompanhando e aguardando resposta do prefeito ao Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb), aos trabalhadores e à cidade, evitando os transtornos com mais uma greve”, disse o presidente da Câmara, Vanderlei de Oliveira (PT).

    A coordenadora-geral do Sintraseb, Sueli Adriano, espera a presença de um número maior de trabalhadores. Para ela, a mobilização é uma maneira de mostrar a força do trabalhador.

    É dessa forma que devemos agir pela busca do atendimento dos pleitos. O Executivo se concentra na questão estrutural, mas é necessário a valorização humana, com melhores condições de trabalho e melhores salários. Os pagamentos estão muito aquém”, disse, comparando Blumenau com outros municípios que possuem receita inferior, mas remuneram com salários maiores.

    Conforme informações da Prefeitura, com a greve, 21 escolas municipais paralisaram as atividades totalmente, quatro ainda estão em atividade parcial e 26 optaram por manter as atividades normalizadas. Em relação aos Centros de Educação Infantil (CEI), sete estão funcionando normalmente, dezesseis parcialmente e 54 unidades estão fechadas.

    Entre as reivindicações estão a reposição de perdas salariais dos últimos anos, que chegam a 30%; a execução de laudos técnicos para adicionar insalubridade e periculosidade às mais variadas funções e ambientes; a restruturação da tabela salarial e o aumento do vale-alimentação para R$ 18. Até agora, a Prefeitura ofereceu o repasse integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 5,8% e o aumento do vale-alimentação para R$ 14,50.

    Foto: Disponível em: www.sintraseb.org.br
    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu