Página principal
19-09-2013

Semana Farroupilha é comemorada em sessão solene

  • farroupilha banner

    Celebrar a cultura gaúcha. Este foi um dos principais objetivos da sessão solene, promovida pela Câmara de Vereadores na noite desta quarta-feira (18). O evento foi solicitado pelo vereador Cezar Cim (PP), em comemoração à Semana Farroupilha, que acontece de 14 a 20 de setembro. A semana lembra a revolução mais longa do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideal a liberdade, a igualdade e a humanidade.

    Assista, na íntegra, o vídeo da sessão solene

    Cezar Cim disse que estava se celebrando uma tradição que vai além das pessoas que fazem parte dela. “Uma tradição que influencia povos e educa sociedades inteiras. É exemplo na sua forma de vida. É exemplo a ser seguido. Estamos homenageando a querida Blumenau com roupas gauchescas. Uma sociedade exemplo de respeito aos pais e aos filhos. Na família, tudo se cria, para o bem e para o mal”, declarou.

    Na oportunidade, houve declamação de poesia e apresentação do cantor Deco Dalponte. Em seguida, foram feitas as homenagens a personalidades e entidades. Um dos homenageados foi o radialista Rafael Luiz, que agradeceu o reconhecimento. “Esta é uma das noites mais emocionantes da minha vida. Esperava por um momento como este, de respeito por mim, pela minha família e pelas pessoas que acompanham o nosso programa”, disse.

    O empresário Valmir Müller recebeu a homenagem em nome do CTG Rancho Chapéu de Couro. Ocupou a tribuna para falar sobre os desafios da cultura gaúcha. “Há a necessidade de enraizarmos a cultura gaúcha. O CTG foi fundado há 24 anos. Temos uma sede em uma área confortável, no bairro Garcia. Fica o convite para todos irem nos visitar”, afirmou.

    Representando a Academia de Dança Gaúcha Tchê Menina, Nelson Oderizzi recebeu a placa de homenagem. “Fico muito feliz quando pais e filhos vão às aulas de dança. Isto nos alegra e motiva a continuar promovendo a nossa cultura”, disse. A Associação Artística Sentimento e Tradição também foi homenageada. “Acredito que estamos plantando hoje uma semente muito forte. A base está na família. Tudo começa neste estágio”, afirmou o sargento Marco Antônio, representante da associação.

    Em seguida, foi a vez do CTG Rancho da Tradição, que no ato foi representado por Rogério Porto. “A partir de agora nossa responsabilidade aumenta ainda mais. Agradeço a homenagem em nome dos 40 sócios patrimoniais do CTG”, comentou, informando que a sede da entidade tem 40 mil metros quadrados. Duas outras associações também foram homenageadas durante a solenidade. A Associação dos Gremistas de Blumenau, representada por Rauli Diego Rosar e Adson Silva, que agradeceu a oportunidade.

    “Ser gaúcho independe do local onde nascemos. Conheci gaúchos, goianos, catarinenses, dentre outros. Ser gaúcho é ter orgulho do Rio Grande do Sul”, definiu.

    A Associação Colorados de Blumenau foi representada por Giancarlo Boschetto, que ressaltou os projetos de responsabilidade social da entidade, como a campanha de doações e pedágios.

    Mais quatro personalidades e entidades foram homenageadas ao final: Rancho de Taura Academia de Danças Gaúchas, Academia de Dança Paulo Ramos e Martinha Ramos, músico Deco Dalponte e CTG Fogo de Chão.

    Vereadores

    Em nome da Câmara Municipal, o vereador Adriano Pereira (PT) parabenizou os homenageados e enalteceu a iniciativa do colega Cezar Cim (PP). “É uma noite especial. Vocês trazem a música, a dança, a cultura, com inúmeros valores. Sempre gostei da cultura gaúcha, principalmente por que sou músico. Gosto de valorizar a música gaúcha. Por gostar das coisas do Rio Grande do Sul, decidi torcer para o Grêmio”, revelou, contando que adotou algumas frases gaúchas, como por exemplo “Não está morto quem peleia”.

    Veja as imagens da sessão

    Foto: Denner William | Agência Camarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa