Página principal
19-02-2015

Semana de Combate ao Alcoolismo contará com ações variadas na cidade

  • alcool

    Os organizadores da Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo já divulgaram a lista de ações que integram a programação alusiva à data, que foi instituída pela Lei nº 7907/2013 e que ocorre anualmente entre os dias 18 e 24 de fevereiro. As ações são coordenadas pela Secretaria de Saúde, Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) e Cruz Azul no Brasil. O projeto que deu origem à Lei é de autoria do atual presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrandt (PSD).

    Um dos eventos que será realizado pela Cruz Azul em parceria com a Escola do Legislativo Fritz Müller é uma palestra, com o tema “Abuso do Álcool”, na Câmara de Vereadores. Aberta à comunidade, a palestra será realizada no dia 23 de fevereiro, às 15 horas, no Plenário da Casa. O palestrante será Marciano Tribess, especialista em Dependência Química e Comunidade Terapêutica.

    O objetivo da atividade é conscientizar e, assim, prevenir o abuso do álcool, além de fomentar ações alusivas à semana Municipal de Combate ao Alcoolismo”, explica Júlio César Pereira, diretor da Escola do Legislativo Fritz Müller. As inscrições para a palestra podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail escoladolegislativo@camarablu.sc.gov.br ou pelo telefone (47) 3231 -1537.

    A TV Legislativa irá exibir um programa dedicado ao tema. O TVL Debate contará com a presença do presidente Mário Hildebrandt e representantes do Cerene, Comen, Semus, Sest/Senat e Associação dos Consegs. O programa inédito irá ao ar na sexta-feira (20), às 10h30, com reprises durante toda a quinzena.

    Outras ações
    Durante a semana comemorativa, a Cruz Azul no Brasil irá realizar teatros e monólogos em Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Educação Infantil (CEIs), além da distribuição de folhetos pelos personagens Juninha e Juninho em blitzes na cidade. Os profissionais da Cruz Azul também irão conceder entrevistas alertando para os malefícios do alcoolismo em emissoras de rádio e TV.

    A Secretaria de Saúde em parceria com o Comen vai buscar envolver crianças e adolescentes atendidos no Centro de Atenção Psico-Social Infanto-Juvenil (CapsI) na confecção de cartazes sobre o tema. Materiais também serão desenvolvidos pelos usuários das oficinas oferecidas no Centro de Atenção Psico-Social Álcool e Drogas (Caps AD), que posteriormente serão expostos em um dia da semana em frente à escadaria da Igreja Matriz.

    Além disso, vídeos educativos sobre o tema serão exibidos nas salas de espera das unidades básicas de saúde do município, onde também serão disponibilizadas a listagem dos locais governamentais e não-governamentais que prestam auxílio e tratamento aos dependentes.

    Lei Municipal
    A lei que institui a Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo é de autoria do presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrandt (PSD). Ela é fruto da vivência pessoal do parlamentar no atendimento a pessoas dependentes de álcool e de outras drogas.

    Foram mais de oito anos trabalhando diretamente com dependentes e desenvolvendo ações de prevenção no Cerene (Centro de Recuperação Nova Esperança) e percebi que muitas pessoas acham que o álcool, por ser uma droga lícita, não causa nenhum problema e nem dependência”, explicou, ressaltando que a semana comemorativa é a oportunidade de informar sobre as consequências do consumo de álcool na vida das pessoas.

    Hildebrandt destaca que, uma vez que Blumenau sedia uma festa nacional de chope, onde o consumo da bebida é muito alto, é necessário investir em prevenção para quebrar o paradigma. “Blumenau também figura como a cidade do Estado com o maior número de motoristas multados por dirigirem sob efeito de bebida alcoólica”, acrescenta.

    Imagem: Divulgação CMB
    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB