Página principal
24-11-2014

Semana da Consciência Negra tem atividades culturais

  • atividades culturais semana consciencia negra

    Evento faz parte da programação promovida pelo Movimento de Consciência Negra de BlumenauCisne Negro e Fundação Cultural.

    Blumenau abriu na noite da quinta-feira, dia 20 de novembro, 11ª edição da Semana da Consciência Negra. O evento faz parte da programação promovida pelo Movimento de Consciência Negra de Blumenau – Cisne Negro e Fundação Cultural. As atividades prosseguem com mais atrações neste fim de semana.

    A noite contou com conversa com o Doté Pepe Sedrez e convidados sobre Oxossi, o Rei do Keto (História, Xirê e Dança Afro), abertura da exposição Abadás (vestes sagradas) e obras de arte, pelos convidados Ekédji Glaucia Sedrez e o artista plástico Fernando Alex, noite de autógrafos do livro Legbas, Exus e Jararacumbach Blues de autoria do professor José Endoença Martins. A noite foi abrilhantada pela contagiante apresentação do Grupo de Cultura Rítmica Capivara. “Organizadores, colaboradores do evento em seus diversos programas, convidados e o público tiveram a possibilidade de apreciar manifestações da cultura e arte afro-brasileiras, compartilhando não só da “mesa de frutas”, mas seus conhecimentos, experiências e ideais”, salientou a gerente do Museu de Arte de Blumenau (MAB), Mia Avila.

    Em seu discurso de abertura do evento, o coordenador do Movimento de Consciência Negra de Blumenau – Cisne Negro, Lenilso Luis da Silva, agradeceu a Fundação Cultural de Blumenau pela parceria e pela realização das atividades programadas para a noite, conclamando a todos, homens e mulheres, que estejam irmanados nesta caminhada pela liberdade e pela consciência da riqueza da diversidade racial.

    Renato Riffel, professor que organizou a vinda de 25 acadêmicos dos cursos de Design de Moda, Design Gráfico e Design de Interiores, expressou a satisfação de poder com seus alunos visitar a exposição Abadás (vestes sagradas), com a mediação de Roosevel Barbosa e das irmãs Ekéji Glaucia e Walkiria Sedrez. Riffel comentou que havia passado um vídeo para seus alunos sobre cultura afro-brasileira, mas ter a oportunidade de ver as vestimentas e objetos com a presença e explanação de quem vive e domina o assunto é uma experiência marcante e enriquecedora.

    Para Roosevelt Barbosa, professor de Capoeira Angola e integrante da Casa de Caridade Baiano Zé Pilintra e Caboclo Tupinambá/Kwê Vodun Otolu Hundê, “a 11ª Semana da Consciência Negra de Blumenau trouxe cor e sorrisos alastrados à cidade”. Para ele, o evento trouxe também ritmo, circularidade, ancestralidade e mostrou ainda que Blumenau enquanto Brasil sabe dar importância à cultura afro-brasileira.

    Segundo ele, embora o preconceito esteja incutido na sociedade como um todo, Blumenau começa a mostrar interesse por questões que antes não lhe era pertinente, até pela falta de organização dos próprios envolvidos com a cultura afro da cidade. “Nesta quinta-feira (20), Blumenau mostrou sua capacidade de acolher e reconhecer as influências de outras culturas, dando um show de fraternidade e compartilhando com quem esteve presente na Fundação Cultural”.

    Além da programação já divulgada, mais um evento acontecerá no domingo, dia 23 de novembro. O Movimento Breacking na Pista estará no Parque Ramiro Ruediger levando a Cultura Hip Hop e o Breakdance como uma forma de esclarecimento da arte voltada à Semana da Consciência Negra.

    Breaking na Pista

    O Movimento Breaking na Pista surgiu no inicio de 2013 com o intuito de unir todos os “By boys” da cidade de Blumenau em um único local, no Parque Ramiro Ruediger. A iniciativa foi adotada porque eles ainda não possuíam um lugar para a pratica dessa arte. Idealizado pelo By boy Cris (Cristiano Leocádio), em conjunto com outros By boys do município, o Movimento Breacking na Pista atinge hoje By boys de municípios vizinhos, como Lontras, Jaraguá do Sul, Indaial, Gaspar, Criciúma entre outros.

     

    Foto: Jaime Batista / Divulgação

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau