Página principal
23-05-2017

Segunda reunião da Frente Parlamentar em defesa de políticas públicas para os pequenos empreendedores aconteceu nesta terça-feira

  • frente_empreendedores_maio17_2

    Os membros da Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas para os Pequenos Empreendedores de Blumenau se reuniram, na manhã desta terça-feira (23), na sala de reuniões anexa ao plenário. Estiveram presentes os vereadores Almir Vieira (PP), Alexandre Caminha (PROS), Gilson de Souza (PSD) e Sylvio Zimmermann (PSDB), juntamente com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Moris Kohl, e outros representantes da pasta.

    O objetivo é firmar parcerias com a Associação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e empreendedores Individuais de Blumenau (Ampe) e outras da mesma finalidade, para aglutinação de forças necessárias ao enfrentamento do empreendedorismo local. A frente tem o vereador Almir Vieira como presidente, Sylvio Zimmermann como membro e Gilson de Souza, como relator.

    O parlamentar Sylvio Zimmermann destacou que a frente parlamentar visa entender o funcionamento, quais as necessidades e entraves das pequenas e microempresas do município. Apontou que durante a reunião foram apresentadas as ações da secretaria voltada para a micro e pequena empresa e foi solicitado um levantamento de todas elas em Blumenau. “Foram pedidos alguns dados de quantos empregos são gerados, quais empresas são incentivadas pela secretaria, quais são os empreendedores rurais. Isso tudo para analisarmos em que sentido a frente parlamentar pode ajudar a diminuir os entraves, acelerar os negócios em Blumenau, evitar que empresas fechem e ajudar na velocidade de abertura de novas empresas, junto à Praça do Empreendedor, por exemplo”, salientou, acrescentando que também será discutido o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal de Blumenau.

    O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Moris Kohl, lembrou de algumas necessidades e pontos levados pelos parlamentares durante a reunião, como questões relacionadas aos dados econômicos, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal de Blumenau e a necessidade de diminuir a burocracia do sistema para que se facilite o início do trâmite no poder público.

    Para Sylvio Zimmermann, a frente parlamentar é importante uma vez Blumenau é destaque nacional na geração de empregos e esta marca continuará através do auxílio das micro e pequenas empresas do município. “Na minha opinião, o melhor programa social que há é o emprego. Então, se ajudarmos o empreendedor e a empresa, estamos auxiliando o desenvolvimento social, econômico e humano da cidade”.

    Moris Kohl ainda destacou que a frente trabalha no mesmo sentido da Secretaria, que é buscar alternativas e soluções para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas na cidade. A pasta ainda tem o papel de trabalhar pela qualificação e melhoria da mão de obra de forma geral. “A frente é relevante pois favorece a interação entre os Poderes Legislativo e Executivo municipais, na questão de criação de leis, favorecimento da comunidade e apoio e fiscalização do Executivo municipal, no sentido de apoiar as ações desenvolvidas pelo poder público e entender as dores da classe empresarial”, apontou, destacando ainda a importância do Fórum Parlamentar da Pequena e Microempresa.

    A frente possui caráter temporário, com duração de acordo com a legislatura 2017/2020. A primeira reunião ocorreu em abril e a próxima está marcada para o dia 27 de junho, às 11 horas, na sala de comissões.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa CMB