Página principal
25-06-2013

Secretário Regional fala sobre a construção do complexo penitenciário

  • O secretário de Desenvolvimento Regional, César Botelho, ocupou a tribuna da Câmara na sessão desta terça-feira (25) para falar sobre a proposta de construção de um complexo penitenciário em Blumenau. Afirmou que a escolha do local está sendo feita levando em consideração alguns critérios, como longe de aglomerações residenciais e livre de enchentes. Prometeu que, assim que o terreno for definido, vai promover debates com a Câmara de Vereadores e com a comunidade.

    “Não iremos simplesmente desapropriar a área e construir”, garantiu Botelho, lembrando que o debate começou em janeiro com os 14 prefeitos que integram a Ammvi (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí). Disse ainda que existem várias questões que devem ser analisadas para a escolha de um local para a construção do complexo, entre elas, a questão ambiental. “Todas as áreas cogitadas são analisadas pela Fatma”, informou.

    Segundo o secretário, o presídio de Blumenau tem quase mil detentos, mas a capacidade é para 300. “Esta superlotação coloca em risco os presos, os agentes, os familiares e até mesmo os advogados”, afirmou, informando que o presídio não dispõe do regime semi-aberto.

    Botelho se colocou à disposição dos vereadores e da população para mais esclarecimentos sobre o complexo penitenciário.