Página principal
26-06-2018

Secretário de Saúde fala na tribuna sobre complexidade da área da saúde e pede apoio de todos

  • tribuna26junho18_2

    O secretário municipal de Promoção da Saúde de Blumenau, Marco Antônio Bramorski, ocupou a tribuna livre na sessão desta terça-feira (26). Ele falou sobre os primeiros 18 dias que está à frente a pasta e pediu o apoio dos vereadores para realizar o seu trabalho.

    Disse que nesse período em que assumiu a gestão da Saúde no município já pôde perceber o quanto a situação é complexa na área. “É complexa, porque falamos do dia a dia das pessoas e do sofrimento que elas enfrentam quando procuram pelo atendimento dos serviços de saúde”, salientou.

    Destacou que há duas linhas a seguir para a construção do Serviço Único de Saúde (SUS) em Blumenau. Uma diz respeito à acessibilidade ao SUS, com garantia de acesso a todos os níveis diferentes de atendimento, que são o primário, secundário e terciário. A outra refere-se à qualidade do atendimento para a eficácia dos resultados, para que de fato as pessoas possam resolver os seus problemas.

    Ressaltou que para isso é necessário contar com profissionais capacitados e também otimizar os recursos empregados nos serviços. Afirmou que o pessoal é qualificado, mas que pode trabalhar conjuntamente em relação aos três níveis de atendimento.

    Disse que o grande desafio que percebeu nesses primeiros dias como gestor da Saúde é mudar a concepção de que o coração do serviço é a Secretaria. Segundo ele, a rede assistencial é quem deve ser o coração da área. “É nessa rede que pulsa a secretaria, é onde as pessoas buscam o atendimento. Temos que reverter essa situação, pois o coração está na rede assistencial”, enfatizou.

    Disse que é preciso estreitar a distância que ainda existe entre a secretaria e as unidades de saúde. Afirmou que assim será possível resgatar a qualidade e agilidade no atendimento e a credibilidade do gestor diante dos profissionais dessas unidades.

    Assinalou que outros desafios aguardam à frente porque a construção do SUS é um processo. “Espero força suficiente para encarar os demais desafios que virão e equipe suficiente, apoio do Executivo e da Câmara, para continuar a construir o SUS Blumenau, que não se dá de um dia para outro”.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa RM CMB