Página principal
27-04-2017

Secretário de Regularização Fundiária e Habitação ocupa tribuna livre para prestar contas

  • tribuna_juliano27abril17

    Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (27) o secretário de Regularização Fundiária e Habitação, Juliano Gonçalves, ocupou a tribuna livre para falar dos trabalhos desenvolvidos pela secretaria. Em imagens, apresentou as demandas da regularização fundiária em Blumenau.

    Fez um breve histórico de ocupação habitacional na cidade. Lembrou que no século XX já faltava planejamento na ocupação do solo no Brasil. “Blumenau não foi diferente, principalmente na década de 50 em diante, onde a cidade teve um crescimento rápido em termos de população após 1970. Nos anos 80 os morros foram ocupados, nos anos 90 o processo foi nas comunidades com a expansão populacional. A questão habitacional nas classes mais baixas é recorrente”, completou o secretário.

    Falou que a habitação deve ser um direito de todos e que está na constituição. Lembrou que Blumenau tem mais de 100 assentamentos precários e apenas 55 são mapeados. “Apenas 17 áreas assentadas são mapeadas e estão inclusas como zonas especiais de interesse do município, e sete tem projeto de regularização”. Precisamos ampliar isso, mas precisamos a ajuda de todos”, enfatizou.

    Comentou também sobre as ruas de placa amarela. Disse que existe uma lei que impede que o município realize melhorias em vias com placas amarelas e isso dificulta a ação do Executivo. Por fim, falou sobre a questão habitacional e o esforço do município para liberar e agilizar a entrega de unidades habitacionais.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | CMB