Página principal
10-04-2014

Secretário de Planejamento Urbano apresenta a vereadores modificações no Plano Diretor

  • reuniao seplan

    O secretário de Planejamento Urbano, Alexandre Gevaerd, esteve na Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira (10) para sanar dúvidas e apresentar aos vereadores as mudanças no Plano Diretor da cidade, proposto pelo Projeto de Lei Complementar nº 1343, que tramita na Casa Legislativa. O convite foi do vereador Mário Hildebrandt (PSD), presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCJ), onde o projeto está tramitando.

    Gevaerd, juntamente com a equipe técnica da Seplan, abordou as 30 alterações feitas no zoneamento urbano de Blumenau, apresentando os mapas que apontavam a situação atual e proposta, e explicando os motivos de cada modificação. “Estamos corrigindo discrepâncias deixadas pela última atualização do Plano Diretor e dando aos proprietários a condição de empreender. O plano é dinâmico, assim como a cidade”, justificou. As mudanças já foram discutidas em audiência pública e pelo Conselho de Planejamento Urbano (Coplan).

    As alterações propostas visam a possibilitar a ocupação em áreas específicas e padronizar terrenos que possuem mais de uma classificação de zoneamento. A exceção é o bairro Bom Retiro, zona histórica que atualmente não tem limitação de altura e conta com muitos prédios. A proposta é limitar construções no bairro a oito andares, sendo que a partir de seis andares é necessária transferência do potencial construtivo de imóveis tombados pelo Patrimônio Cultural Edificado.

    Outras mudanças discutidas foram relativas à praça de retorno exigida em ruas sem saída, número de vagas de estacionamento em escolas de ensino fundamental e uso misto de edificações.

    Hildebrandt avaliou que o encontro atingiu o objetivo, uma vez que a Seplan detalhou os bairros e ruas que sofrerão alterações e os vereadores não terão dúvidas quando o projeto for colocado em votação. “Os motivos das mudanças foram muito bem explicados pela equipe e agora o projeto segue para a Comissão de Finanças. Esperamos colocá-lo na pauta de votações o mais breve possível”, disse.

    Também estiveram presentes na reunião os vereadores Marcos da Rosa (DEM), Marco Antônio Wanrowsky (PSDB), Adriano Pereira (PT), Marcelo Lanzarin (PSD), Antonio Veneza (PSD), Beto Tribess (PMDB), Oldemar Beker (PPS) e Jens Mantau (PSDB).

     

    Foto: Denner William | Agência CamaraBlu

    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu