Página principal
16-09-2015

Secretário de Planejamento presta contas ao Legislativo sobre projeto da nova ponte do Centro

  • secretario

    O secretário de Planejamento Urbano, Juliano Gonçalves, participou da Sessão Ordinária desta terça-feira (15), para prestar contas sobre os trabalhos relativos ao projeto de construção da nova ponte do centro. O comparecimento atendeu ao requerimento nº 714/2015, feito pelo vereador Ivan Naatz (PDT). Inicialmente, Juliano Gonçalves apresentou um vídeo sobre a nova ponte, chamada de Corredor Norte/Sul, e explicou que a obra integra um plano estratégico de mobilidade e transporte urbano. “O sistema viário como um todo é absolutamente integrado”, enfatizou.

    O primeiro vereador que fez perguntas para o secretário foi o proponente do requerimento, Ivan Naatz (PDT). O parlamentar questionou como estão as tratativas com o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. “Esta análise e gestão do andamento do processo de recursos é prerrogativa da Secretaria de Obras. Não temos perspectivas de início da obra, pois o recurso não está liberado ainda”, explicou Juliano Gonçalves.

    Naatz também quis saber sobre o entrave provocado pelos moradores da Avenida Brasil, no bairro Ponta Aguda, que são contra o novo traçado da ponte. O secretário Juliano Gonçalves explicou que há um movimento contra, apesar do estudo de impacto de vizinhança ter sido apresentado para a comunidade. “Se não fosse essa movimentação contrária, a obra já teria iniciado”, salientou.

    O parlamentar questionou ainda se existe possibilidade do atual projeto ser abortado para reiniciar o antigo, idealizado pelo ex-prefeito João Paulo Kleinübing. Sobre abortar, Juliano Gonçalves disse que hoje a cidade tem cerca de 20 projetos de pontes, quatro delas localizadas na região central da cidade, e que nenhuma obra vai ser descartada. “Trabalhamos com afinco parta executar todas elas ainda neste governo”, comentou.

    O vereador Jefferson Forest representou a bancada do PT para perguntar qual a previsão de início e término da obra. Segundo o secretário, a ponte do centro está apta para ser licitada, mas ainda não foi feita a concorrência pública devido à falta de libertação dos recursos do BID.  Forest também questionou se com o antigo traçado a estrutura já estaria construída. Sobre o assunto, Juliano disse que não sabe se estaria pronta, pois poderia estar tramitando no banco devido a posicionamentos contrários.

    O vereador Beto Tribess (PMDB) perguntou se a obra já está inserida no contexto viário da cidade.  “Ela está sim inserida, foi feito todo um estudo das obras de infraestrutura para permanentemente viabilizar a contextualização de cada uma delas”, explicou o secretário de Planejamento.

    Outro parlamentar que participou dos questionamentos foi Marco Antônio Wanrowsky (PSDB). O vereador pediu para o secretário falar sobe a importância do traçado atual. De acordo com Juliano Gonçalves, o traçado foi decidido como prioritário pela equipe da secretaria de Planejamento e não inviabiliza outros traçados. “A Secretaria monitora e desenvolve a compatibilização do sistema viário para que possam ser executadas”, lembrou.

    O vereador Robinsom Soares (PSD) questionou se todas as licenças estão prontas para que a nova ponte possa ser licitada.  O secretário explicou que o projeto tem todo o licenciamento ambiental concluído, inclusive a licença de instalação.

    Já o vereador Fabio Fiedler (PSD) questionou a possibilidade de equívoco da administração municipal ao trocar o traçado e levar três anos para analisar o novo projeto. Também perguntou se os níveis necessários para conseguir novos recursos estão sendo equacionados para que o Executivo consiga concluir todas as pontes. Juliano Gonçalves explicou que o BID não aprova uma ponte, ele aprova um programa de obras. Falou novamente que a movimentação contrária dos moradores atrasou o repasse dos recursos. “Lamentavelmente não posso dizer se estaria pronta. Nós estamos trabalhando intensamente para viabilizar e equacionar todas as questões de mobilidade para que Blumenau possa conseguir recursos para executar todas as obras”, finalizou.

    Por fim, o vereador que propôs o requerimento fez uma crítica ao atual governo. Afirmou que por uma questão política e eleitoral o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) inventou um novo traçado. “Nós queremos a ponte lá ou aqui, ou duas pontes. Se não dá para fazer essa, façam a do João Paulo Kleinübing”, concluiu.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB

    Foto: Vivian Persuhn | CMB