Página principal
22-03-2018

Secretário de Infraestrutura Urbana esclarece informações sobre obras em andamento na cidade

  • tribuna22marco18_2

    No início da sessão ordinária desta quinta-feira (22), o secretário de Infraestrutura Urbana de Blumenau, Régis Evaloir da Silva, ocupou a tribuna durante o Momento da Presidência para esclarecer informações acerca das obras de mobilidade urbana que ocorrem simultaneamente na cidade. Disse que são mais de 56 contratos em andamento que tratam de pavimentação, ciclovias e contenção de encostas.

    Afirmou que no binário da rua Chile serão investidos R$ 17 milhões. “A primeira parte da obra foi a retirada da camada asfáltica e para minimizar os transtornos realizamos esse procedimento à noite”, afirmou. Explicou o motivo de desníveis existentes na passagem. “A obra não está pronta. Deixamos espaços para fazermos obras de drenagens. Depois de vencida esta etapa colocaremos a camada de asfalto definitiva, o que deve ocorrer até o fim do ano”, sustentou. Registrou que a sinalização horizontal instalada recentemente é provisória, para garantir a segurança a motoristas e pedestres.

    Explicou que no futuro os motoristas que acessarem a rua República Argentina pela Ponte dos Arcos não poderão mais dobrar à esquerda em direção ao Centro. “Esses motoristas deverão dobrar à direita, seguir ir até a rotatória que será instalada próximo da rua Luiz Eleodoro da Silva e fazer o retorno”. Ponderou que a medida visa habituar os motoristas a virem desde o Complexo Esportivo do Sesi pela rua República Argentina, desafogando o trânsito da rua Itajaí.

    Comentou ainda a mudança de rebaixamento da pista que passa por baixo da Ponte do Anel Viário Norte. “Hoje temos um limite de 4,5 metros de altura e esse rebaixamento será de 1,5 metros na pista para evitar que os caminhões de carga enrosquem na ponte”, sustentou. Falou ainda sobre a alça de acesso que será construída para evitar que os veículos da rua Silvano Cândido da Silva tenham que cruzar a pista.

    Sobre a duplicação da rua Humberto de Campos (da rua Sete de Setembro até a rua Marechal Deodoro) explicou que serão três pistas sentido bairro/centro e mais três na direção oposta. “Neste momento estamos instalando as galerias para diminuir os alagamentos durante as enxurradas”. Explicou que o prazo para conclusão da obra diminuiu de dois anos para um ano e meio por conta das galerias. “Optamos por levar as galerias prontas para o local da obra e não produzir ela no local da obra, o que demandaria tempo de secagem”. Anunciou que neste fim de semana a prefeitura vai realizar a Rota de Lazer no prolongamento da rua Humberto de Campos.

    Lembrou ainda da assinatura da ordem de serviço para revitalização da rua Bahia, no bairro Salto Weissbach. “São revitalizados 3,8 metros. Serão retirados cerca de 60 centímetros da camada asfáltica. Também serão feitas calçadas, travessias elevadas e ciclovia compartilhada”, ponderou.

    Por fim, comentou a construção de dois terminais de ônibus – um no bairro Velha e outro na Itoupava Central. “Os terminais não terão apenas entrada e saída de ônibus. Esse do bairro Velha terá estacionamento para carros e bicicletas”, apontou. Esclareceu que a intenção é que os motoristas passem a utilizar mais o transporte coletivo.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa RM CMB