Página principal
10-04-2015

Secretário de Defesa do Cidadão esclarece motivo de viagem à Nicarágua a pedido de vereador

  • marcelo schrubbe

    O secretário de Defesa do Cidadão de Blumenau, Marcelo Schrubbe, ocupou a Tribuna Livre na sessão ordinária desta quinta-feira (9), para esclarecer à comunidade e aos vereadores, e ainda, em resposta ao requerimento 339/2015 do vereador Ivan Naatz (PDT), qual o motivo da viagem de quatro dias à Manágua, capital da Nicarágua, há duas semanas.

    Ele explicou que essa prestação de contas vem sendo feita durante toda a semana, por meio dos veículos de comunicação da cidade. Informou que a sua participação se deu em um curso, promovido pelo Governo da Alemanha, o qual incentiva 50 cidades da Alemanha a desenvolverem parcerias com outras 50 do mundo. “Blumenau foi seleciona e sua parceira é a cidade de Weingarten, no Sul do país. Esses quatro dias foram para estudarmos o manual que rege os passos para elaborar o projeto”.

    Disse que a cidade tem um ano e meio para elaborar um plano de ações podendo ser desenvolvido em diferentes áreas, como o intercâmbio cultural, de estudantes, transferência de tecnologia, pagamento de projetos e financiamento de execução de obras. “O primeiro passo é montar um grupo gestor da cidade, integrando a sociedade civil, a comunidade empresarial e política para decidir as possibilidades de parcerias”, explicou, estendendo o convite para os parlamentares participarem desse grupo.

    Informou que a viagem foi paga pelo governo alemão e a Prefeitura de Blumenau apenas desembolsou a manutenção da saída da cidade até o destino e vice-versa. “Todas as diárias serão explicadas em resposta por escrito ao requerimento do parlamentar, assim como também outros dados e números solicitados”. Por fim, relatou exemplos de onde e como podem ser executadas essas parcerias.

    Foto: Vivian Persuhn | CMB

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB