Página principal
28-11-2019

Secretaria municipal de Saúde faz prestação de contas quadrimestral na Câmara

  • prestacao_contas28nov19

    Cumprindo a determinação legal de prestação de contas quadrimestral da Secretaria municipal de Promoção da Saúde, o secretário da pasta, Winnetou Krambeck, juntamente com sua equipe, compareceu à Câmara de Vereadores, na manhã desta quinta-feira (28), para apresentar aos parlamentares o Relatório do Quadrimestre Maio a Agosto de 2019. Estiveram presentes os vereadores Marcelo Lanzarin (MDB), Professor Gilson (PSD), Zeca Bombeiro (SD), Jens Mantau (PSDB) e Dr. Carmo de Souza (Cidadania).

    O secretário e sua equipe apresentaram os dados registrados no período, incluindo a produção e a questão financeira da pasta, números esses que já foram apresentados e aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde. Entre os dados apresentados no relatório estão os serviços e os atendimentos realizados nas diversas esferas, como na Atenção Básica; na Atenção Ambulatorial Especializada, e Urgência e Emergência; na Atenção Ambulatorial Especializada e Hospitalar; na Vigilância em Saúde, entre outras. Também alguns indicadores em saúde e as receitas e despesas, conforme apresentação anexa.

    “Esta apresentação reflete que a prefeitura vem entregando 32% do seu orçamento para a Saúde e que o município aporta muito mais do que o previsto na legislação, muitas vezes, por um déficit do Estado que não incorpora este valor ao município. Esta porcentagem que o município aplica em Saúde demostra que o munícipio vem fazendo a sua parte por entender que é uma área prioritária e para entregar mais qualidade de vida aos blumenauenses”, ponderou, acrescentando, durante a audiência, que o déficit do Governo do Estado com a secretaria é de 18 milhões de reais, além da dívida para os hospitais filantrópicos que é de 14 milhões. Ele também informou que o repasse pelo Governo Federal está em dia.

    Um dos pontos destacados pelo secretário municipal foi o aumento da produção e do número de atendimentos em relação ao quadrimestre anterior de janeiro a abril de 2019, com a população tendo mais acesso a exames e consultas. Citou como exemplo o atendimento na Policlínica que passou de aproximadamente 42 mil no quadrimestre anterior para 44 mil neste quadrimestre.

    Após a explanação da secretaria, o presidente da Câmara, vereador Marcelo Lanzarin, avaliou que ficou evidente o montante de investimento que a administração municipal faz nesta pasta específica. “Hoje são mais de 32% do orçamento sendo investidos na Saúde, que é tratada com prioridade. Na medida em que falta investimento e financiamento efetivo dos outros entes, como do Governo Estadual, pesa cada vez mais ao município o custo da Saúde, o que muitas vezes, inviabiliza outras ações da prefeitura em áreas como educação e infraestrutura”, apontou, acrescentando que isso é uma realidade presente em outros municípios do país.

    Outros vereadores também fizeram ponderações e questionamentos para o secretário municipal e sua equipe durante a audiência. Foram levantadas questões como o déficit do Governo do Estado na área da Saúde para com o município; medidas tomadas pela pasta para desafogar os prontos socorros dos hospitais; a segunda etapa de vacinação contra o sarampo, entre outras questões.

    Por fim, o secretário reforçou o convite à população para a adesão ao Dia D da segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo neste sábado, dia 30. O público-alvo são os jovens adultos na faixa etária entre 20 a 29 anos. As unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 17h. “A prioridade de vacinação é para o adulto jovem, mas todo cidadão pode procurar o posto para fazer uma revisão e avaliação da carteira vacinal e ver se existe a necessidade de tomar ou não a vacina contra a doença”, explicou.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Gabriela Ronchi | Assessoria de Gabinete Vereador Professor Gilson