Página principal
09-03-2016

Secretária de Saúde relata ações do município no combate ao Aedes aegypti

  • secsaud

    A secretária de Saúde Maria Regina de Souza Soar ocupou a tribuna livre da Câmara na sessão desta terça-feira (8) para relatar as ações que o município vem fazendo em combate ao mosquito Aedes aegypti.

    Relatou que no Dia D contra o mosquito, dia 13 de fevereiro, aproximadamente 400 pessoas estiveram envolvidas em diversas ações. Frisou que além de agentes da prefeitura, pessoas ligadas a entidades também participaram das ações, que contaram ainda com o envolvimento do 23º BI.

    Apontou que das 71 ruas vistoriadas, apenas um novo foco foi encontrado. “No total existem 17 focos do mosquito que estão controlados e sendo continuamente monitorados pela equipe de agentes de combate a endemias”, relatou.

    Apresentou ainda o número de casos monitorados atendidos na cidade de cada uma das três doenças transmitidas pelo mosquito.

    Zika Vírus: 10 casos notificados, 6 casos negativos e 4 casos de gestantes que ainda aguardam o resultado.

    Chikungunya: 10 casos notificados, 5 casos positivos importados de outras localidades, 3 casos negativos e 2 aguardando o resultado.

    Dengue: 114 casos notificados, 12 casos positivos importados, 20 aguardando resultado e 82 descartados.

    Assinalou que até agora nenhum caso de doenças foi contraído dentro do município, especialmente porque o poder público tem colocado armadilhas em locais com potencial de serem criadouros do mosquito e também pelo apoio da população. “O poder público sozinho não pode fazer a eliminação dos focos, por isso precisamos que a população cuide de seus jardins, piscinas e terrenos”.

    Pediu o apoio dos vereadores para que continuem levando as informações do combate ao mosquito às comunidades para que Blumenau continue sem casos de doenças contraídos no município.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | CMB