Página principal
26-05-2014

Saúde promove atividades na semana contra o tabaco

  • cigarro

    Iniciativa integra os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no país pela Organização Mundial de Saúde.

    A Secretaria de Saúde, por meio do Grupo de Trabalho do Programa de Controle ao Tabagismo em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, promove de 26 a 31 de maio atividades no município voltadas à prevenção e conscientização do malefício do uso do tabaco. A iniciativa integra os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no país pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com outras entidades que também trabalham políticas de prevenção de luta contra o tabaco. O dia 31 de maio é considerado o Dia Mundial sem Tabaco e, neste ano, o tema de pauta será “Aumentar os Impostos sobre o Tabaco”.

    As atividades em Blumenau vão contar com distribuição de materiais informativos nas unidades de saúde, além de escolas e entidades que desenvolvem também atividades de cunho preventivo, entre eles os Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Além disso, durante a semana, as equipes de profissionais de saúde e de entidades vão interagir com a comunidade sobre a importância do abandono do uso do tabaco, incluindo apresentações de vídeos informativos sobre os malefícios que o tabaco e o narguilé provocam no ser humano.

    Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), o tabagismo é a causa mais evitável de morte no mundo sendo atualmente responsável por 10% das mortes de adultos em todo o planeta. Diante da epidemia global, o tabaco mata cerca de 6 milhões de pessoas a cada ano, dos quais mais de 600 mil são não-fumantes e morrem ao respirar o fumo passivamente. O levantamento também aponta que, se não forem tomadas atitudes para coibir, reduzir e eliminar das pessoas o uso do tabaco, a epidemia vai matar mais de 8 milhões de pessoas por ano até 2030. Mais de 80% dessas mortes evitáveis ​​estará entre as pessoas que vivem em países de renda baixa e média.

    Chamamento
    Por isso, este ano a OMS e os parceiros chamam os países para aumentar os impostos sobre o tabaco, reduzir o consumo de tabaco e salvar vidas. Nos termos da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco (CQCT da OMS), os países devem implementar políticas fiscais e de preços dos produtos do tabaco, como forma de reduzir o consumo de tabaco.

    Segundo pesquisas feitas pelos órgãos que estão à frente na luta contra o tabaco, os impostos mais altos são especialmente eficazes na redução do uso do tabaco entre os grupos de baixa renda e em evitar que os jovens comecem a fumar. Um aumento de imposto que aumenta os preços do tabaco em 10% diminui o consumo de tabaco em cerca de 4% em países de alta renda e em até 8% na maioria dos países de renda baixa e média. Além disso, o aumento dos impostos especiais de consumo sobre o tabaco é considerado a medida de controle do tabaco mais custo-efetivo.

    Tratamento
    A Secretaria de Saúde reforça que as pessoas interessadas no tratamento contra o tabaco podem procurar informações nos Ambulatórios do Badenfurt, Garcia, Fortaleza, Velha, Escola Agrícola, Itoupava Central e Sesosp, que é o ambulatório da Prefeitura direcionado aos servidores públicos.

    Confira a programação das atividades contra o tabaco em Blumenau

    Data: 26 a 30/05

    Atividade: divulgação e distribuição de materiais informativos

    Local: Ambulatórios, postos de saúde, SESOSP, CRAS, CREAS e escolas.

    Público: aberto à comunidade.

    Data: 30/05 (durante o dia)

    Atividade: roda de conversa sobre os malefícios do tabaco

    Local: nos ambulatórios que possuem grupos de tratamento ao tabagismo

    Público: aberto a comunidade em geral

    Data: 26 a 30/05

    Atividade: Apresentação de vídeos informativos sobre os malefícios do tabaco e narguilé a ser utilizado nas salas de aula

    Local: escolas envolvidas com PSE (18 escolas)

    Público: adolescentes

    Data: 30/05 – 7h30

    Atividade: caminhada com usuários no AG Marilene Aguiar

    Local: imediações do AG Marilene Aguiar

    Público: aberto a comunidade

    Data: 30/05 – matutino e noturno

    Atividade: intervenção no Grupo Hiperdia sobre os malefícios do tabaco no AG Guilherme Jensen

    Local: AG Guilherme Jensen

    Público: aberto aos participantes do grupo de Hiperdia

     

    Foto: Divulgação | Disponível em: www.olinda.pe.gov.br
    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau