Página principal
12-06-2014

Vereador Roberto da Luz fala sobre sistema de Fila Única dos CEIs no município

  • rluz

    O vereador Roberto da Luz (PDT) falou sobre a demanda por vaga nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e sobre o sistema de Fila Única, instituído por decreto no governo do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB). Disse que um levantamento, realizado por ocasião das últimas eleições municipais de 2012, apontou uma demanda reprimida de cerca de 3 mil crianças que aguardavam por vagas em creches. 

    É um assunto de interesse público. Os pais que trabalham no município necessitam de um local para deixar as crianças. Na ocasião, todos os candidatos se comprometeram a resolver a situação”, disse, acrescentando que o sistema ficou definido como aquele que preserva a igualdade entre as crianças.

    Na minha opinião, a Fila Única não observa as condições sociais das famílias. Muitas pessoas têm condições de pagar por uma creche particular, e outras não. É injusta, é cruel com os pais. É preciso ser repensado”, observou, acrescentando que tem feito diversas ações junto ao judiciário que, em mandados de segurança, garante vagas às crianças.

    Ele também citou o artigo 6º da Constituição Federal, o qual diz que a educação é um direto social de todo e qualquer cidadão, sem qualquer distinção. E também o artigo 211, onde está expresso que cabe aos municípios a atuação prioritária no ensino fundamental e educação infantil. 

    Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu
    Fonte: Assessoria de Imprensa Camarablu