Página principal
27-07-2017

Revisão do Plano Diretor e elaboração do Plano de Mobilidade são debatidos em Frente Parlamentar da Câmara

  • frente_mobilidade_julho17

    A revisão do Plano Diretor da Cidade e a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana foram os principais temas debatidos na terceira reunião da Frente Parlamentar em Defesas de Políticas Públicas de Mobilidade Urbana da Câmara de Vereadores realizada na última quarta-feira (26), no Plenário Henrique Flores Filho. O encontro contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Ivo Bachmann Júnior, que mostrou dados sobre a projeção de Blumenau para um futuro próximo, no que se refere ao crescimento populacional, ao planejamento urbano e aos serviços públicos necessários para dar conta dos interesses dessa cidade eminente.

    Também participou da reunião o chefe de Planejamento do Seterb, Luiz Peron. Ele falou sobre a nova frota de ônibus, que oferta melhorias tecnológicas, de acessibilidade, além de rastreamento e monitoramento por GPS. Peron garantiu que está aumentando o número de usuários no transporte coletivo. Ele discorreu também sobre a projeção de novos serviços, como os ônibus elétricos, destacando que melhorias no transporte sempre impactam nas tarifas. “No caso dos ônibus movidos a eletricidade, uma energia limpa, será que a cidade comporta tal serviço, quando tudo está relacionando à tarifa?”, indagou, ressaltando que o debate ainda precisa ser muito intenso.

    O secretário de Desenvolvimento explicou que o planejamento urbano está integrado com os diversos setores da cidade. “Isso é de fundamental importância para que possamos definir qual a melhor forma de prestação dos serviços públicos e como melhorar a qualidade de vida da população”. Explicou que a revisão do Plano Diretor e a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana estão sendo feitas concomitantes, porque um é dependente do outro e as diretrizes de mobilidade precisam atender o crescimento do município nos próximos anos.

    O vereador Jens Mantau (PSDB), presidente da Frente Parlamentar de Mobilidade, destacou a importância do debate e os dados apresentados pela Secretaria de Desenvolvimento e pelo Seterb. “É essencial que o Executivo, Legislativo e os demais setores da sociedade façam essa reflexão de onde a cidade quer chegar e colaborem no planejamento. Com organização e união podemos otimizar a aplicação dos recursos e contemplar os cidadãos de agora e os que ainda virão fazer parte da Blumenau do futuro”, comentou, salientando que a Frente é um espaço aberto para todos que, como o Legislativo, estão preocupados com o futuro do município.

    O vereador Ricardo Alba (PP), que integra a Frente, também se referiu a importância do diálogo entre o Executivo e o Legislativo para o planejamento da cidade. Ele elogiou a apresentação e o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e do Seterb. “O Executivo nos trouxe muitas informações sobre o desenvolvimento da cidade em todas as áreas, como mobilidade, trânsito, malhas cicloviárias, projeção da população, novos serviços etc., o que demonstra que a cidade está sendo planejada com dados precisos”, afirmou.

    Falou especificamente sobre o trânsito, exemplificando que atualmente não há mais horários de pico no Centro. “Há um tráfego intenso em todos os horários e regiões da cidade, o que sugere um planejamento que estimule novas formas de locomoção, alternativas ao transporte motorizado e individual”, assinalou.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Imprensa CMB