Página principal
28-09-2017

Reunião da Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas de Mobilidade Urbana discute demandas da cidade

  • frente_mobilidade28set17

    Na última quarta-feira (27) a Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas de Mobilidade Urbana do Município de Blumenau realizou uma reunião na Câmara de Vereadores para discutir demandas diante dos projetos apresentados pelo Executivo e as perspectivas para os últimos meses de 2017.

    Participaram do encontro o vereador Jens Mantau (PSDB); o vereador Professor Gilson (PSD); o representante da Associação Blumenauense pró-Ciclovias (ABC), Giovani Seibel; o representante da Escola Pública de Trânsito, Epaminondas Neto, e representantes da comunidade.

    Neto realizou uma apresentação sobre a Escola Pública de Trânsito, histórico da instituição, base legal e conceitos de educação e trânsito. “Os objetivos da Escola em resumo são formar e qualificar os profissionais, agentes de trânsito e multiplicadores na educação para o trânsito, transporte, meio ambiente e cidadania, reciclar usuários infratores e desenvolver programas educativos em geral”, ressaltou, acrescentando que a missão da instituição é humanizar o trânsito através de palestras de conscientização.

    O representante da Escola Pública de Trânsito ainda fez um relato da Semana Nacional de Trânsito de 2017 e da campanha “Oktober Segura”. Ainda comentou sobre o desenvolvimento do projeto “Trânsito Saudável”, voltado ao compartilhamento seguro de vias, em atendimento ao pedido da ABC Ciclovias. “Vamos trabalhar quatro temas: uso de veículos de propulsão humana, meio ambiente e sustentabilidade, saúde mental e ética no trânsito, e segurança e economia”.

    As pessoas presentes na reunião sugeriram que as palestras da Escola Pública nas escolas sejam ampliadas para alcançar mais educandários e mais alunos, além de o plano político-pedagógico da escola abranger também a pessoa com deficiência.

    O vereador Professor Gilson falou da importância de se pensar nas questões de mobilidade em relação aos portadores de deficiências. “Nós temos vários obstáculos que impedem e excluem essas pessoas com deficiência”, sustentou. Relatou a experiência que teve no último sábado quando jogou futebol de olhos vendados onde enfrentou um time de cegos, em uma ação do Setembro Branco – mês da inclusão. “Foi assustador. Se eu estivesse no centro da cidade eu me desesperaria, com o barulho e o movimento dos carros”, relatou.

    O representante da ABC Ciclovias, Giovani Seibel, também utilizou a tribuna. Ele falou do histórico, objetivos da entidade e destacou uma das principais reivindicações da associação segue sendo a implementação de um sistema cicloviário na cidade. “A gente percebe que a bicicleta ganha o seu espaço a partir do momento que acontece a reurbanização para o automóvel, então as bicicletas e pedestres são também contemplados”, apontou.

    O presidente da Frente Parlamentar, vereador Jens Mantau, falou da importância de continuar ouvindo os moradores e as entidades que vivem a realidade da cidade. “Estamos com inúmeras obras pela cidade e é importante ouvir entidades como a ABC Ciclovias para saber como eles tem percebido os trabalhos”.

    A próxima reunião da Comissão será no dia 25 de outubro, às 19 horas, no Plenário. Serão convidadas para o encontro a Secretaria Executiva do Programa de Mobilidade Sustentável e de Projetos Especiais, para apresentar explicações sobre os investimentos com relação as obras a serem desenvolvidas nos próximos meses e o trabalho já desenvolvido pela secretaria até o momento, e representantes da Associação Blumenauense de amigos dos Deficiente Auditivos (Abada) para que apresente sugestões e considerações acerca do tema mobilidade.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Imprensa CMB