Página principal
25-02-2016

Reunião da Frente Parlamentar em Defesa de Políticas de Mobilidade Urbana discute Dia sem Carro em Blumenau

  • mobilidade_25fev16

    A primeira reunião do ano da Frente Parlamentar em Defesa de Políticas de Mobilidade Urbana foi realizada na noite desta quarta-feira (24) na Câmara de Vereadores, para tratar de ações que deverão ser desenvolvidas e aplicadas no “Dia de Sem Carro” em 2016.

    Durante o encontro, que reuniu o Presidente da Frente Parlamentar, Jens Mantau (PSDB); o relator Beto Tribess (PSDB); o diretor de Transportes do Seterb, Lairto Leite; a coordenadora do Maio Amarelo em Santa Catarina, Marcia Pontes e o presidente da ABC Ciclovias, João Francisco Noll, foi discutida a mudança do nome da iniciativa para “Um Dia de Mobilidade”, além de formas de incentivar a adesão da população ao movimento, que deve ocorrer no mês de abril.

    Segundo o vereador Jens Mantau, o encontro foi proposto ainda no ano passado visando organizar e movimentar a comunidade para a realização de eventos de uma forma mais efetiva na cidade. “A sugestão é que datas sejam selecionadas para que a cada três meses as pessoas possam aderir à campanha e ficar um dia sem carro”. O vereador lembrou ainda que mudanças estão sendo realizadas em várias vias da cidade com intuito de melhorar a mobilidade.

    O vereador Beto Tribess defendeu a importância dos moradores se programarem para aderirem à campanha de conscientização. “O intuito é motivar o blumenauense a utilizar outros meios de transporte que não o carro. Penso que um calendário especifico pode motivar a comunidade para que tenhamos menos veículos rodando no município”.

    Já a coordenadora do Maio Amarelo, Marcia Pontes, justificou que em alguns casos as pessoas não estão preparadas para mudanças. “As pessoas não estão acostumadas e dispostas a substituírem o carro ou fazer o uso racional dele. Acredito que seja um momento importante para os setores da sociedade organizada atingirem a comunidade e conscientizarem a população durante o ano”.

    O presidente da ABC Ciclovias, João Francisco Noll, destacou a importância de ações que estimulem o transporte alternativo na cidade. “A mobilidade urbana é fundamental já que 80% do espaço das ruas é destinado aos automóveis e apenas 20% serve aos pedestres, ciclistas e cadeirantes. No entanto apenas 30% das pessoas utilizam o automóvel. Além disso, o poder público dedica 90% do seu orçamento para estas pessoas que usam os automóveis, aí existem uma disparidade na utilização dos recursos”. Destacou a importância de um equilíbrio nos investimentos, dando prioridade a boas calçadas e proporcionando um sistema cicloviário interligado e eficiente.

    Também foram abordados outros meios de transportes como skate, a própria caminhada e a carona solidária. O diretor de transportes do Seterb, Lairto Leite, esclareceu que para a realização de eventos que estimulem a utilização do transporte alternativo, a diretoria de transportes poderá aumentar os horários de ônibus. “Estamos vivendo um período emergencial no transporte, mas podemos contribuir incrementando os horários entre picos para estimular a utilização do transporte coletivo. Estamos trabalhando para que em março tenhamos 220 veículos rodando e queremos contar ainda com uma reserva técnica de outros 20”.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações da TVL
    Imagem: freepik.com