Página principal
24-11-2015

Retirada de assinatura inviabiliza instalação de CPI do transporte coletivo

  • sessao24nov15

    Durante o momento dedicado à presidência da Sessão Ordinária desta terça-feira (24), o presidente Mário Hildebrandt (PSB) determinou a publicidade da decisão da Mesa Diretora com relação ao requerimento de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o transporte coletivo urbano, recebido durante a Sessão Ordinária do último dia 10.

    O primeiro secretário Marcos da Rosa (DEM) leu a ata da reunião da Mesa Diretora que deliberou sobre o parecer jurídico da Procuradoria da Casa a respeito do requerimento de CPI e posterior pedido de retirada de assinatura do vereador Oldemar Becker (sem partido).

    A decisão da Mesa Diretora foi a de acatar o parecer jurídico, que considerou, após análise da degravação do áudio da Sessão que, na ocasião, a Mesa apenas recebeu o requerimento e encaminhou para que a Diretoria Legislativa verificasse os requisitos regimentais e posteriormente elaborasse, ou não, a minuta de constituição da CPI. Dessa maneira, juntamente com o requerimento para análise, a Diretoria Legislativa recebeu o pedido de retirada de assinatura, que foi deferido.

    O parecer da Procuradoria ainda apontava que o pedido de retirada de assinatura não poderia ser deferido caso a Mesa Diretora, na ocasião, já tivesse analisado os requisitos regimentais pertinentes para o pedido de CPI e houvesse encaminhado o requerimento para a Diretoria Legislativa para simples elaboração da minuta da Resolução de constituição de CPI, o que não ocorreu.

    O presidente ainda informou o encaminhamento de projetos ao arquivo, de acordo com parecer da CCJ. São eles os projetos de lei nº 6924, 6.999, 7.007, 7008, 7.019 e 7.022.

    Os vereadores aprovaram em única discussão a cessão do Plenário à Câmara Mirim, para realização de reunião com os Vereadores Mirins eleitos e respectivos suplentes, acompanhados dos pais e da coordenação da escola, com o objetivo de apresentar o funcionamento da Câmara Mirim, apresentação de cronograma e esclarecimento de dúvidas, no dia 02 de dezembro de 2015, às 19 horas.

    Também foi aprovada a cessão do Plenário ao Partido Socialista Brasileiro – Blumenau, para realização de reunião interna do partido, no dia 28 de novembro de 2015, das 14 às 18 horas.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa CMB