Página principal
19-09-2017

Representantes dos diques apontam demandas de manutenção em reunião da Comissão Especial

  • comissao_especial19set17

    A Comissão Legislativa Temporária Especial de acompanhamento do cronograma de manutenção de Comportas, Diques de Contenção e Estação de Bombeamento se reuniu, na noite desta segunda-feira (18), para levantar algumas demandas, principalmente, referentes às manutenções dos diques e dos ribeirões do entorno. Estiveram presentes os vereadores Jens Mantau (PSDB), que é o presidente, Alexandre Caminha (PROS) e Professor Gilson (PSD). Além deles, o diretor de Defesa Civil, Adriano da Cunha, representantes de diques, comportas e conselhos de segurança, o representante da empresa ACM Soluções Elétricas – responsável pela manutenção de cinco diques e uma comporta – Marcel Tontini, e assessores parlamentares.

    Os representantes dos diques levantaram, durante a reunião, a necessidade do serviço de roçagem na extensão do ribeirão Fortaleza. Os representantes mostraram preocupação com a vazão da água, caso haja chuvas fortes na localidade. Também questionaram sobre o conserto da bomba e relataram a necessidade de grades de proteção no Dique da Fortaleza (PI5).

    Outro ponto lembrando pelos presentes foi a drenagem e limpeza do Ribeirão Fortaleza em frente ao PI5 que foram concluídas. Os monitores relataram que os trabalhos estão concentrados após a Rua Fritz Spernau, conhecida como Rua da Coca. Apontaram a necessidade de os serviços também serem feitos abaixo desta via, pois é onde as galerias estão obstruídas.

    Everton Gonçalves, representante do Dique da rua Santa Efigênia, no bairro Itoupava Norte, lamentou as questões relacionadas à segurança naquela região. Indicou que uma das soluções seria a instalação de um alarme e também falou da necessidade de nova iluminação. Outra preocupação levantada durante a reunião foi com o desnível da coluna de sustentação do Dique da Vila Nova.

    O vereador Alexandre Caminha informou que a Câmara de Vereadores vem trabalhando com a ideia de criar a Comissão Legislativa Permanente de Defesa Civil, com o intuito de discutir as questões dos diques e comportas, tema desta comissão, mas também questões ligadas às prevenções de desastres naturais, entre outras atribuições. Reconheceu que essa comissão está fazendo um trabalho ativo.

    Na reunião, o parlamentar Professor Gilson indagou se a Defesa Civil está buscando recursos junto as esferas estadual e federal para projetos de mitigação de desastres naturais e se existe a possibilidade de inclusão de diques e dos ribeirões do entorno nesses projetos. O diretor de Defesa Civil, Adriano da Cunha, informou que o órgão está trabalhando uma proposta em conjunto com o Governo do Estado para tratar de recursos específicos para desassoreamento e em relação à esfera federal assegurou que existe uma tratativa de R$ 20 milhões voltados para a reconstrução dos eventos que aconteceram neste ano. “Esses recursos só poderão ser utilizados para este fim, mas estamos conversando com o governo estadual para que eles apresentem, inclusive para esta comissão, essas tratativas que já temos e as propostas em si em questões relacionadas com as bacias hidrográficas, dizendo respeito não somente a Blumenau, mas também a outras cidades desta região. De modo geral, a pasta tem trabalhado com a captação de recursos nas duas esferas para reconstrução e prevenção”.

    O representante da empresa ACM Soluções Elétricas informou que bomba do PI5 está em conserto e é possível que até a próxima reunião da comissão já esteja instalada. Apontou que as manutenções preventivas foram feitas conforme o contrato e as questões das manutenções e melhorias são feitas conforme liberação da prefeitura. Também se prontificou a trazer um orçamento dos serviços de reparação da coluna de sustentação do Dique da Vila Nova.

    Ao fim, o diretor de Defesa Civil, Adriano da Cunha, fez as ponderações necessárias diante das demandas levantadas e se prontificou em fazer os encaminhamentos e buscar as soluções possíveis. Frisou as diferenças entre o orçamento e os recursos financeiros que destinados para a Secretaria de Defesa do Cidadão e também para a Diretoria de Defesa Civil, explicando as dificuldades. “Nós precisamos trabalhar com os recursos que temos disponíveis e acabamos tratando algumas questões com mais urgência que outras, como por exemplo a manutenção da bomba na região da Fortaleza, que está sendo resolvida. Estamos cientes e acompanhando a questão da coluna, se tem a preocupação, mas o perigo não é eminente, então será feito o trabalho assim que tivermos os recursos financeiros”, apontou, sustentando que o recurso financeiro disponível da pasta para a realização das manutenções dos diques é de aproximadamente 300 mil reais por ano, conforme estabelece o contrato vigente com a empresa.

    Por fim, os representantes dos diques também solicitaram o acesso do relatório e histórico de custos e serviços executados em todos os diques ao longo do ano e também o acesso ao cronograma de visitas de manutenção dos próximos meses. A próxima reunião está marcada para o dia 23 de outubro.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa CMB