Página principal
05-09-2017

Representantes do COMPED destacam ações do “Setembro Branco”

  • tribuna05sembro17_1

    Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (05) o coordenador geral do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COMPED, Charles Deni Belz, ocupou a tribuna livre para falar sobre o trabalho do COMPED e as ações do “Setembro Branco”.

    Disse que o COMPED foi instituído através da Lei Complementar nº 942/2014 e tem como objetivo garantir o controle social e a participação popular no planejamento, discussão, elaboração, implementação e avaliação das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência no município. “A entidade surgiu pelo engajamento e interesse popular das pessoas com deficiência. Sabemos que muito precisa ser feito e por isso estamos aqui”, assegurou.

    Explicou que o Conselho é composto por dezoito membros, sendo nove conselheiros titulares e respectivos suplentes, indicados pelo poder executivo; e nove conselheiros titulares e respectivos suplentes representantes de organizações não governamentais (ONG´s) que são escolhidos bienalmente.

    A conselheira do COMPED, Patrícia Manetta, falou sobre o dia 21 de setembro, o “Dia Internacional da Luta das Pessoas com Deficiência”. Explicou que a data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições. “Acreditamos que divulgar e lutar pelas causas das pessoas com deficiência é um trabalho diário, no entanto a data é muito importante, pede a nossa reflexão e a busca de soluções”, apontou.

    tribuna05sembro17_2

    Lembrou que no dia 21 de setembro, às 16 horas, será realizada uma “Marcha pela Acessibilidade” no Parque Ramiro Ruediger. Convidou os deficientes a participarem, além dos representantes do Legislativo e do Executivo, para conhecerem as necessidades.

    O conselheiro Gilberto Correia destacou eventos que serão realizados. “Vão ocorrer muitas atividades que todos podem fazer parte, basta consultar o site da prefeitura”. O técnico de comunicações disse que foi por conta do diabetes que se tornou deficiente visual. “Não me considero excluído, isso porque eu luto pelos meus direitos. Eu, enquanto conselheiro do Comped, reivindico direitos a pessoas com todas as deficiências”.

    tribuna05sembro17_3

    Também convidou a comunidade a participar de um Seminário com o tema “Família, educação e sexualidade da pessoa com deficiência” que será realizado na Uniasselvi no dia 19 de setembro. Registrou ainda o “dia D”, no dia 23 de setembro, no Complexo do Sesi, que realizará ações sociais de inclusão. Afirmou que nesta data será realizada uma partida de futebol entre deficientes visuais e vereadores de Blumenau que disputarão a partida de olhos vendados.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB