Página principal
22-05-2018

Representantes do Centro Braille de Blumenau pedem apoio para instalação de semáforos com indicação sonora

  • tribuna22maio18_4

    O vice-presidente da Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille de Blumenau, Michel Kleinschmidt, ocupou a tribuna livre na sessão desta terça-feira (22) para reivindicar apoio dos vereadores para a instalação de semáforos com indicação sonora em Blumenau.

    Disse que a partir de 2016 O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Blumenau (Comped) mobilizando entidades abraçou a causa, entendendo a importância da medida para a garantia de direitos fundamentais como a liberdade de locomoção e acessibilidade.

    Assinalou que as pessoas com deficiência visual enfrentam calçadas irregulares, sem piso podotátil, postes, árvores, cadeiras de restaurantes ao longo do trajeto, mas a implementação dos semáforos com indicação sonora poderia dar autonomia e segurança a essas pessoas. “Os semáforos nos permitem saber o momento exato que a via encontra-se liberada para que os pedestres a cruzem. Não elimina o risco de acidentes, mas oferece mais segurança”, disse.

    Lembrou que a Lei da Acessibilidade obriga a instalação desse tipo de semáforo nas vias de grande circulação e pediu apoio dos vereadores para tornar Blumenau um exemplo de acessibilidade para deficientes visuais. “Para a efetivação de direitos fundamentais, as questões financeiras não podem ser obstáculos intransponíveis”, enfatizou, pedindo que os parlamentares possam sensibilizar os órgãos responsáveis para a instalação desses equipamentos.

    tribuna22maio18_3

    Em seguida o deficiente visual Gilberto Correia, membro do Comped, reforçou a luta diária dos cegos pelos semáforos com sinais sonoros. Disse que a maioria dos cegos estão em casa nesse momento por medo de estar na rua e enfrentar os perigos do dia a dia.

    Agradeceu aos vereadores pelo que fazem a favor dos deficientes visuais e lembrou que os deficientes têm o direito de ir e vir como todas as outras pessoas. Relatou a dificuldade que enfrentou recentemente para atravessar a Rua Floriano Peixoto. Quando teve que pedir ajuda, sentiu que incomodou as pessoas e frisou que um semáforo com sinal sonoro evitaria a humilhação. “Pedimos a instalação perto de bancos, onde existe maior fluxo de carros, no Centro da cidade, especialmente para evitar mais vítimas”.

    tribuna22maio18_2

    O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Oscar Grotmann, também ocupou a tribuna para dizer que a acessibilidade é uma bandeira que levantou assim que assumiu a pasta. Destacou que a própria secretaria não conta com um ambiente acessível para as pessoas com deficiências, mas assegurou que o problema será resolvido com a mudança um novo prédio, prevista para novembro. Agradeceu a todos que se envolveram na campanha “Abril Marrom”, em especial a equipe da secretaria, destacando que são servidores com muita sensibilidade.

    Agradeceu também aos vereadores. “Não temos olhos em todos os lugares, por isso precisamos dos vereadores para darem suas sugestões e contribuir para que a secretaria possa aprimorar seus serviços”, observou.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa RM CMB