Página principal
22-08-2017

Representantes das escolas municipais conhecem detalhes das eleições para o Programa Vereador Mirim em reunião na Câmara

  • diretores_reuniao_eleicaomirim17

    Representantes de 25 escolas da rede municipal de educação, em sua maioria diretores, participaram na manhã desta terça-feira (22) de uma reunião na Câmara de Vereadores para conhecerem mais detalhes e sanarem dúvidas sobre as eleições deste ano para o Programa Vereador Mirim. As inscrições se encerram nesta sexta-feira, 25, e estão abertas a todos os educandários do município interessados em participar do programa em 2018.

    As demais escolas da rede estadual e particular foram informadas e esclarecidas sobre o processo de escolha dos novos representantes do Legislativo Mirim pela visita da equipe de coordenação do programa na semana passada. Por serem em maior número, os educandários da rede municipal foram convidados para um encontro, que contou com uma palestra da juíza de Direito da 1ª Vara Cível de Blumenau, Quitéria Péres.

    A juíza reforçou a importância de o jovem participar da política, exercendo seu papel de cidadão consciente e crítico na sociedade. Explicou que o Programa Vereador Mirim é uma oportunidade para que as crianças e jovens se sintam vereadores e exerçam a vereança discutindo problemas reais vivenciados pela sociedade. “Essa atividade é de fundamental importância, justamente agora, no contexto atual que estamos vivendo no Brasil, onde nos deparamos todos os dias com situações de violência e corrupção. O programa Vereador Mirim se apresenta como um despertar da consciência crítica e de indignação que todos nós precisamos desenvolver”, disse, ressaltando a importância da aproximação das áreas de educação e política que o programa Vereador Mirim favorece. Quitéria argumentou ainda de que o programa alimenta a capacidade de observação dos jovens.

    A diretora da Escola Municipal Vidal Ramos, Adriana Furlani, destacou que a escola tem a função de desenvolver cidadãos críticos e ao participarem do programa, contribuem para que os jovens ampliem seus conhecimentos e interesses pela política e assumam cada vez mais seu papel de cidadão. “Os alunos do ensino fundamental já vão com uma nova visão sobre a política, porque hoje grande parte da sociedade critica o que não conhece e não percebe o real significado da política para o seu próprio desenvolvimento”.

    A diretora da Escola Municipal Oscar Unbehaun, Maria Lisete da Silva Hinckel, assegurou que há uma grande procura dos alunos da instituição em participar do processo de eleição dos novos parlamentares mirins. Explicou que o Programa Vereador Mirim está inserido no plano pedagógico e que a escola já elegeu representantes por duas vezes. “É uma aprendizagem rica, que começa no processo da escolha dos novos representantes dentro da escola”, observou.

    O assessor do Programa Vereador Mirim, Wagner Schanaider, disse que todas as escolas que se inscreverem receberão a visita da equipe coordenadora do Programa Vereador Mirim. “Desta vez vamos conversar com os alunos do 6º ao 8º ano que podem concorrer, com o objetivo de estimulá-los a participarem do processo e explicar as atividades de um vereador mirim”.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Reprodução TVL