Página principal
09-11-2017

Representantes da comunidade indígena de José Boiteux pedem apoio ao Legislativo blumenauense

  • tribuna9nov17_2

    O presidente da Câmara Municipal de José Boiteux, Hélio Farias, e o Cacique da Reserva Xocleng, Jonas Camlem, ocuparam a tribuna na sessão desta quinta-feira (9) para falar sobre os prejuízos que a Barragem Norte causou à comunidade indígena e sobre os acordos não cumpridos pelos governos federal e estadual para com os índios. Eles pediram apoio do Legislativo para o cumprimento das promessas pelos governos federal e estadual.

    O parlamentar, que é descente de índios, disse que a Barragem Norte não trouxe apenas prejuízos materiais e financeiros à população indígena, mas também deixou prejuízos culturais. Ressaltou que os índios são alvo de críticas e de chacotas por não defenderem mais a cultura indígena. “Não é porque usamos celular e roupas que deixamos de ser índios”, enfatizou.

    Ele relembrou todos os acordos firmados com o governo federal e estadual, desde o primeiro, em 1983. Disse que alguns não foram feitos formalmente, mas nenhum deles foi respeitado. Reclamou que quando os índios ocuparam a barragem Norte, lutando pelos seus direitos, foram chamados de vândalos e acusados de depredarem o patrimônio público. “Nada disso é verdade. Nós defendemos nossos direitos como qualquer cidadão que vive num Estado democrático. E estamos defendendo o legado dos nossos antecedentes”.

    Também falou que a comunidade indígena se preocupa com a população que vive nas cidades abaixo da barragem e disse que o canal extravasor não concluído, é motivo de grande preocupação, porque os próprios técnicos da Defesa Civil não sabem o que pode acontecer se um dia a barragem verter.

    tribuna9nov17_1

    O cacique Jonas enfatizou que a realidade vivenciada pelas aldeias indígenas da comunidade Xocleng é muito difícil. “Só recebemos nãos”, ressaltou. Ele reclamou que nas enchentes de 2014 a imprensa não noticiou a situação calamitosa que a comunidade indígena também viveu em função das cheias.

    Agradeceu a oportunidade do convite da Câmara de Vereadores de Blumenau e pediu apoio para que a comunidade indígena possa ter revertidos parte dos prejuízos que até hoje vem sofrendo com a construção da barragem Norte.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa CMB