Página principal
10-02-2015

Representantes da Acevali e Codepa expõem necessidades ao Legislativo

  • bannerace

    Na tarde desta segunda-feira (09), representantes da AcevaliAssociação de Cegos do Vale do Itajaí e da CodepaComissão dos Direitos e Defesa dos Portadores de Deficiência e Patologia, tiveram uma reunião com o presidente do Legislativo para expor necessidades das instituições do município. 

    Entre os principais temas abordados estava a alteração do Projeto de Lei Complementar nº 1.377, que institui o CompedConselho Municipal da Pessoa com Deficiência, para que servidores públicos com deficiência possam atuar representando a entidade e também um pedido de auxílio para manter os trabalhos da Acevali. 

    Para a representante da Codepa, Maria Helena Mabba, a visita serviu para expor necessidades de algumas das principais entidades do município e pedir para que seja revista a lei do Comped – Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. “Viemos pedir suporte no que diz respeito ao dia a dia das entidades e também conversar sobre uma alteração na lei do Comped. O deficiente físico que é servidor público, gostaria muito de participar das eleições do conselho e a redação da lei não deixa clara a possibilidade. Então viemos pedir para que seja feita uma alteração na redação”, sustentou. 

    O coordenador da Acevali, Edir Luciano, também participou da reunião e expôs ao presidente da Casa a necessidade de mais atenção por parte do município. “Viemos pedir para que os vereadores olhem com mais carinho para a Acevali e para as entidades que passam por algumas dificuldades.” Segundo Luciano é preciso fazer ajustes no orçamento para que a Acevali não corra o risco de fechar suas portas. “Qualquer entidade passa por ajustes. Nós temos que nos adequar àquilo que a sociedade nos proporciona para que se torne receita, e dentro desta realidade é que a casa deve trabalhar,” destacou. 

    Nos próximos dias a Acevali deverá encaminhar ao Legislativo, um oficio apontando algumas necessidades para que os parlamentares possam discutir a possibilidade de algum tipo de auxílio à casa. 

    O presidente Mário Hildebrandt (PSD) comentou a importância da interação das entidades municipais com a Câmara de Vereadores. “Vou encaminhar, uma solicitação para que possamos resolver a questão do Compede e facilitar o acesso das pessoas ao conselho”. Sobre a solicitação da Acevali o presidente solicitou um documento para oficializar as demandas da entidade. “Eu solicitei um oficio sobre a situação financeira para que nós possamos fazer uma gestão em conjunto com a secretaria de Defesa do Cidadão e buscar alternativas antes que ela tenha que fechar as portas”, o parlamentar também deixou a casa a disposição de outras entidades do município. 

    Foto: Cristiano Baifus | CMB
    Fonte: Fonte: Assessoria de Imprensa CMB