Página principal
03-06-2015

Representante dos hemofílicos de Blumenau destaca importância da prevenção e tratamento correto da doença

  • tribunahemofilia

    O representante em Blumenau da Associação dos Hemofílicos do Estado de Santa Catarina, André Ricardo da Silva Porto, ocupou a tribuna na sessão desta terça-feira (02) e falou sobre a luta dos hemofílicos em Blumenau.

    Explicou o que acontece com os pacientes que sofrem constantemente com as hemorragias. Destacou a falta de proteínas responsáveis pela coagulação do sangue e mencionou que os ferimentos podem ser internos e externos. Disse que existem dois tipos de hemofilia, o tipo A e o tipo B. Mencionou que a hemofilia tipo A é a mais grave que e que pode sangrar sem que haja um ferimento.

    Falou sobre a importância do tratamento preventivo para evitar a doença. “Já estivemos falando com Napoleão Bernardes (PSDB) e com a secretária de Saúde Maria Regina Soar e eles disseram que nos ajudariam, mas até agora nada foi feito.” Salientou que há 12 anos sofreu um acidente e que os médicos de um hospital da cidade não sabiam como lidar com um hemofílico. “Eu mesmo tive que me medicar porque eles não sabiam como fazer”, destacou.

    Apresentou uma sugestão para a melhora da situação no município, relatando que uma universidade do Rio Grande do Sul está oferecendo tratamento preventivo através da fisioterapia, ortopedia, hidroginástica aos hemofílicos para que os pacientes possam superar as dificuldades da doença.

    Afirmou que o vereador Oldemar Becker (PPS) está unindo forças aos hemofílicos e irá apresentar um Projeto de Lei com base no que já acontece no estado gaúcho. Pediu apoio dos demais vereadores para lutar pelas pessoas que fazem tratamento fora e viajam para outros estados.

    Ao final, agradeceu a oportunidade de poder comentar as necessidades e concluiu dizendo que os hemofílicos pedem socorro.

    Foto: Vivian Persuhn | CMB

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB