Página principal
30-09-2014

Representante do Samae esclarece questões da gestão e do tratamento do lixo em Blumenau

  • tribuna_30set14

    O gerente de Resíduos Sólidos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau, João Carlos Franceschi, ocupou a tribuna livre, na sessão da última terça-feira (30), para fornecer aos vereadores e à comunidade informações referentes às ações e ao papel da autarquia nas questões da gestão e do tratamento do lixo no município. 

    Isso porque, na semana passada, o representante da Cooperativa dos Trabalhadores, Coleta Seletiva e Reciclagem de Blumenau (Cooperblu), Leonildo Machado dos Santos, criticou o poder público por causa da falta de apoio e de materiais, entre outras reclamações.

    O gerente informou que desde fevereiro do ano passado, quando assumiu a gerência, o Samae vem auxiliando a Cooperblu e demais núcleos do município. Em relação à disponibilidade de um veículo para o trabalho da cooperativa, a autarquia prestou o serviço de coleta de resíduos recicláveis com uma caminhonete.

    A cooperativa estava localizada em uma via de difícil acesso que impossibilitava o uso de caminhão para o serviço. Depois que a Cooperblu se mudou para a rua Jordão e depois para a José Boiteux, no bairro Vila Nova, o serviço continua sendo prestado com um caminhão”, explicou o gerente.

    Ele também esclareceu sobre a reivindicação do pagamento de aluguel de um galpão.

    Por fim, divulgou dados da coleta de lixo na cidade. “Quando nós assumimos, em 2013, o município reciclava apenas 220 toneladas de lixo por mês. Hoje esta realidade é diferente: são 480 toneladas por mês”, informou Franceschi.

    Foto: Denner William | Agência Câmarablu
    Fonte: Assessoria de Imprensa