Página principal
02-03-2017

Representante do Movimento Março Roxo pede apoio para construção de políticas públicas voltadas aos epiléticos da cidade

  • tribuna02marco17

    Na sessão ordinária desta quinta-feira (02) a representante do Movimento Março Roxo, Priscila Krieger, ocupou a tribuna livre para falar sobre a conscientização da epilepsia e pedir políticas públicas voltadas à causa.

    Destacou que Blumenau é a primeira cidade do país que tem um mês voltado à conscientização da epilepsia. “Lembro como se fosse hoje quando o Emil Chartouni veio até a Câmara e pediu apoio dos vereadores para o então projeto, que agora é lei na cidade”.

    Agradeceu aos vereadores da época que permitiram que a ação deste ano fosse realizada em Blumenau. Destacou que a saúde do epilético na cidade ainda precisa melhorar. “O diagnóstico da doença pode ser feito através de um eletroencefalograma. A Policlinica possui o equipamento, mas no momento não estão sendo feitos exames“.

    Argumentou que no caso das crianças, é necessária a sedação para realização do exame de ressonância. Lamentou a longa demora para a realização do exame. “O epilético não tem como ficar aguardando um ano para receber o diagnóstico e tratamento”. Salientou ainda que crianças podem ter cerca de 30 crises por dia. “Essa doença não tem cura e por isso precisamos agilizar o diagnóstico para permitir o tratamento rápido”, defendeu.

    Explicou que a epilepsia refratária é a mais grave, que faltam medicamentos na rede pública e pediu apoio aos parlamentares. “Peço que os vereadores tenham interesse público nesta causa. Não é preciso esperar uma família que necessita da medicação tomar à frente da causa”, sugeriu.

    Em outro momento, disse que é preciso pensar na construção de políticas públicas para que a cidade continue sendo referência na campanha, no tratamento e continue evoluindo.

    Comentou que as luzes roxas na fachada e da prefeitura e da Câmara de Vereadores atraem a curiosidade das pessoas para conhecer a doença. “Além das luzes, é preciso dar condições e mais qualidade de vida às pessoas”, defendeu.

    Ao final, destacou eventos programados para ao longo do mês de março para integrar a comunidade.

    Programação Março Roxo
    03/03
    Iluminação da Câmara de Vereadores na cor roxa, com o objetivo de simbolizar a conscientização pela campanha;
    04/03
    Pintura da ponte Comendador Souza e Silva, também na cor roxa;
    11/03
    Aulão de zumba e tenda com informações no Parque Ramiro Ruediger;
    18/03
    Pedágio da informação na sinaleira da Rua 7 de Setembro com a Alameda Rio Branco;
    26/03
    1ª Caminhada Março Roxo Blumenau. A concentração será em frente à Prefeitura, tendo como trajeto as Ruas 7 de Setembro e XV de Novembro, retornando à Prefeitura.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | CMB