Página principal
16-05-2017

Representante do Instituto Histórico de Blumenau destaca celebrações em memória de Fritz Müller

  • tribuna16maio17

    Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 16, o presidente do Instituto Histórico de Blumenau, Marcos Schroeder, ocupou a tribuna livre para falar sobre o lançamento do quinquênio de Fritz Müller – os cinco anos em que serão comemorados o nascimento e morte do cientista -, que ocorrerá no próximo dia 26 de maio.

    Falou sobre a chegada do Dr. Fritz Müller no Brasil, em 1852, aos 30 anos de idade. Disse que o imigrante chegou para dividir com os colonos a função de implantar a colônia. “Além de intelectual, pesquisador, médico e filósofo, era sensível às dificuldades das pessoas que estavam ao seu redor. Respeitava a vida em sua totalidade”, afirmou.

    Sustentou que fundou a Associação Cultural de Blumenau e deu aula de campo aos trabalhadores da região, com intuito de melhorar as técnicas agrícolas e consequentemente aumentar a produção agrícola. “Recebeu da Alemanha, para distribuição aos associados, sementes de abóbora, abobrinha e cominho, utilizado na produção de queijo kochkäese”.

    Entre os mais 250 artigos científicos publicados, o que mais se destacou foi o que revelou a teoria evolucionista de Darwin. “Ele ganhou projeção na Europa e passou a ser consultado e contatado por inúmeros cientistas de renome”, sustentou.

    Disse que o diferencial de Fritz Müller é que ele vivia nos ambientes em que pesquisava, diferentemente do que ocorria com os outros cientistas que ficavam dentro de seus gabinetes. “Em diversos museus e universidades do mundo inteiro são encontrados estudos e teorias de Fritz Müller”, ressaltou.

    Disse que é preciso que as entidades destaquem a importância de Fritz Müller para a ciência e para a comunidade. “Buscaremos nesse quinquênio incentivar outras entidades para resgatarem um dos maiores cientistas do século XIX”, afirmou.

    Por fim, convidou os vereadores e a comunidade a participar de um jantar no próximo dia 26 de maio, no Clube 25 de Julho, que dará início às celebrações dos 120 anos da morte de Fritz Müller e que segue até 2022, ano do bicentenário de nascimento.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa CMB