Página principal
13-05-2014

Representante do Grupo Capivara Cultura Rítmica divulga maracatu e relembra abolição da escravatura

  • IMG_0729

    Leonardo Cruz, representante do Grupo Capivara Cultura Rítmica ocupou a tribuna para lembrar que nesta terça-feira (13), comemora-se os 126 anos da abolição da escravatura. Para ele, a assinatura da Lei Áurea foi um passo importante para o fim da escravidão, mas acredita que ela perdurou muitos anos direta e indiretamente. “Ainda hoje os negros são afetados pelo racismo e discriminação”, mencionou.

    Ele também ressaltou que, com a abolição da escravatura, o maracatu voltou às ruas, e foi um momento épico da cultura brasileira. “O maracatu, segundo definição do dicionário, é um cortejo carnavalesco realizado com instrumentos percussivos”, explicou, acrescentando que também é um grito do povo por sua liberdade.

    Há 7 anos surgiu em Blumenau o Grupo Capivara Cultura Rítmica, com o objetivo de difundir essa cultura e lutar contra o preconceito e a discriminação. “Nesse tempo, muita coisa mudou, mas ainda falta muito a ser feito na cidade. Ainda passamos por preconceito e lutamos contra o pouco espaço dado ao grupo, mas aos poucos a realidade está mudando”, realçou.

    O líder Leonardo Cruz ressaltou que na cidade precisa haver espaço para toda variação de cultura, e quem estiver disposto a conhecer o movimento e respeitar as diferenças pode participar dos ensaios, realizados aos domingos às 16 horas no Ginásio da Pró-Família. “O espaço foi cedido após conversa com o prefeito, e gostaríamos de agradecer publicamente a Secretaria de Desenvolvimento Social”, disse. Agora, os ensaio do grupo não serão condicionados ao bom tempo. “Temos um espaço coberto com banheiro e bebedouros para os ensaios”, comemorou.

    Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu
    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu