Página principal
07-06-2016

Representante do Conselho Municipal da Juventude fala sobre necessidades dos jovens blumenauenses

  • tribuna07junho16

    Luan Felipe dos Santos, membro do Conselho Municipal de Juventude, ocupou a tribuna livre na sessão desta terça-feira (7) para abordar as necessidades e desafios da juventude blumenauense. Apontou que, de acordo com dados do Censo de 2010 de IBGE, a parcela da população entre 15 a 29 anos representa quase 30% da população blumenauense. Disse que essa juventude está em diversos espaços de discussão, formulando opinião sobre assuntos que lhes são importantes, inclusive sobre políticas públicas.

    Relatou que uma pesquisa recente do Conselho Municipal de Juventude apurou que as maiores dificuldades apontadas pelos jovens estão em torno da segurança, educação e cultura. Disse que essas questões precisam ser de interesse do governo municipal.

    Ressaltou que para ampliar o olhar sobre os desafios, garantir a identidade e pluralidade da população juvenil, é preciso que o Conselho Municipal de Juventude garanta a participação ativa de jovens que fazem a vida da cidade acontecer. Questionou a necessidade de apresentação de CNPJ do movimento para a utilização da tribuna livre da Câmara, uma vez que diretrizes do Conselho Nacional da Juventude não requerem esse tipo de cadastro. Pediu portas abertas para que a juventude possa se expressar para a efetivação de políticas públicas. Argumentou que sua participação na manhã desta terça-feira só foi possível porque falou em nome da União Blumenauense das Associações de Moradores (Uniblam).

    Em outro momento, disse que é preciso garantir que no Conselho Municipal da Juventude haja ao menos 2/3 de participação da sociedade civil a fim de garantir políticas públicas eficazes para todos. Citou o projeto de lei complementar nº 1.596, em tramitação na Câmara, que propõe alteração na estrutura do Conselho. Disse que as emendas ao projeto buscam aumentar a representatividade juvenil no Conselho e a sua desburocratização. Pediu que os vereadores votem conscientes na ocasião da apreciação do projeto, a fim de aumentar o número de cadeiras reservadas no Conselho à sociedade civil. Convidou os diversos movimentos sociais da cidade para acompanharem a votação do projeto, que possivelmente será apreciado na quinta-feira, 9 de junho.

    Ao final do pronunciamento, o presidente Mário Hildebrandt informou que está tramitando um projeto de lei, de autoria do vereador Fábio Fiedler, para modificar o Regimento Interno da Casa no que diz respeito ao uso da tribuna livre. Também ressaltou que os requisitos constantes do Regimento não foram instituídos nesta legislatura.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | CMB