Página principal
20-04-2017

Representante da Associação de Pais e Amigos do Autista de Blumenau pede legislações voltadas a pessoas com autismo

  • tribuna20abril17

    Na Sessão Ordinária desta quinta-feira, dia 20, a representante da Associação de Pais e Amigos do Autista de Blumenau e Microrregião, Simone Gadotti, falou sobre o autismo e a necessidade de criação de políticas públicas voltadas ao tema.

    Disse que no dia 02 de abril foi celebrado o dia Mundial de Conscientização do Autismo. Sustentou que tem dois filhos com autismo e que a luta vai além daquela data. “A luta não para. Nossos medos, angústias e incertezas continuam durante o ano todo. O descaso, a falta de políticas públicas e o preconceito tornam a luta mais árdua. Precisamos de leis pensadas para os nossos filhos na sociedade como um todo”, ponderou.

    Argumentou que a associação não quer leis adaptadas nem piedade, e sim respeito para as famílias e para a luta. “Se hoje eu preciso falar de inclusão é porque existe uma criança, uma família excluída”.

    Lembrou que no Brasil existem 2 milhões de autistas, uma em cada 68 pessoas. Destacou a atuação e envolvimento de vários profissionais para atender as pessoas com autismo. Argumentou que atualmente é muito difícil que uma escola de Blumenau não tenha uma criança autista.

    Registrou que a missão da entidade que representa é oferecer tratamento especializado, multidisciplinar e de qualidade, apoio na inclusão escolar e social, visando uma vida digna e produtiva aos autistas e suas famílias. “O próximo plano é aumentar os atendimentos e os programas de capacitação com profissionais especializados. Além disso, queremos conquistar uma sede própria para a associação, que hoje é instalada em uma sala comercial na rua XV de Novembro”, sustentou.

    Por fim, pediu ajuda aos vereadores. “Não vamos desistir. Hoje a luta é minha, amanhã pode ser um de vocês”.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | CMB