Página principal
02-05-2017

Reativação do Aeroporto Regional de Blumenau é tema da tribuna livre

  • tribuna2maio17

    Na Sessão Ordinária desta terça-feira (02) o coordenador do Aeroclube de Blumenau, Eduardo de Oliveira, ocupou a tribuna livre para falar das atividades do aeroclube e pedir apoio dos vereadores para a reativação do Aeroporto Regional de Blumenau.

    Apontou que o Aeroclube de Blumenau foi fundado em 1941 e tem uma atuação sem fins lucrativos. Comentou que em 1967 o aeroclube foi declarado de utilidade pública a nível federal. “Nenhum membro da diretoria recebe remuneração, todos trabalham em prol do desenvolvimento do setor aéreo na região”, ponderou.

    Afirmou que o aeroclube já formou mais de mil pilotos que atuam em empresas como a Emirates Airlines e inúmeras companhias aéreas brasileiras. “Temos um piloto formado em Blumenau que atualmente pilota um AirBus – A380, maior jato comercial, com capacidade aproximada para transportar 800 passageiros”, destacou.

    Disse que instituição tem capacidade de competir com qualquer tipo de escola de aviação. Pediu ainda auxilio dos vereadores para a reforma da cerca que protege a pista e reforçou que hoje a responsabilidade pela manutenção é do Seterb.

    Lembrou que 70% do movimento do aeroporto de Navegantes é proveniente da região de Blumenau. “É inaceitável que uma cidade do porte de Blumenau não tenha um aeroporto funcionando 24 horas”.

    Falou da necessidade de balizamento na pista para que o aeroporto receba voos noturnos. Sustentou que esses voos noturnos possibilitariam inclusive receber o transporte de órgãos para transplantes no Hospital Santa Isabel. “Precisamos de vontade política para que os investimentos sejam realizados”, sustentou.

    Comparou com o aeroporto regional de Blumenau ao aeroporto Santos Dumont, localizado no Rio de Janeiro. Afirmou que na capital carioca, o aeroporto possui 1.260 metros de pista homologada e o aeroporto blumenauense possui 1.080 metros homologados. Finalizou dizendo que 80% do aeroporto está preparado e falta pouco para voltar a operar.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa CMB