Página principal
06-04-2017

Qualificação do Maio Amarelo encerra com o tema ética no trânsito e apresenta as ações deste ano

  • capacita_maio_amarelo2_17

    A Câmara de Vereadores de Blumenau, por meio da Escola do Legislativo Fritz Müller, promoveu, nesta quarta (5) e quinta-feira (6), a Qualificação para Multiplicadores do Maio Amarelo no município. Nestes dois dias, a formação, que aconteceu no plenário do Poder Legislativo, reuniu professores e diretores de escolas, funcionários da Casa Legislativa do município, representantes e servidores do Executivo municipal, entre outros participantes.

    Nesta quinta-feira, o policial Rodoviário Federal Sérgio Rafael Melati, abordou sobre a posturas éticas no trânsito, trazendo uma reflexão sobre as escolhas e valores de cada pessoa. Também destacou a importância e os reflexos de ser ético e apresentou cinco propostas de posturas éticas que precisam ser auto cultivadas e promovidas no trânsito.

    “Ao termos ética no trânsito evitaremos acidentes e conflitos. Além disso, nos colocamos no lugar do outro a ponto de cuidar daqueles que têm menos poderes, como o ciclista, o pedestre e o motociclista. Ao tomar esses cuidados, estaremos contribuindo para um trânsito mais seguro e humano”, ressaltou, explicando que a ética está nos princípios que norteiam o ser humano e o fazem decidir pelo que é correto, respeitoso, humano e justo.

    O motorista da Câmara de Vereadores Fernando Cela avaliou como positiva a formação, destacando que sempre é importante reforçar esses conhecimentos para que as pessoas dirijam com mais consciência e tenham uma direção defensiva, na busca pela paz no trânsito. Mas, por outro lado, ele também levantou a ideia de se debater e buscar alternativas de transporte coletivo, como metrô e trem.

    O agente de Polícia Civil Antônio Fernando das Neves Filho adiantou algumas das ações que serão desenvolvidas durante o mês na cidade. Disse que a programação contempla, na primeira quinzena, cerca de 30 atividades, como palestras, workshops, blitz educativas, visitas às escolas, entre outros, inclusive uma ação da Câmara Mirim.

    A capacitação teve carga horária de 8 horas e os participantes ganharam apostilas e receberão certificados.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Escola do Legislativo Fritz Müller