Página principal
23-04-2014

Próximo sábado será o “Dia D” da imunização contra gripe

  • vacinacao_marco

    Iniciou nesta terça-feira (22) a campanha nacional de vacinação contra a gripe, que prossegue até 9 de maio, gratuitamente nas unidades de saúde dos municípios para o público alvo determinado pelo Ministério da Saúde. Serão contemplados idosos acima de 60 anos, gestantes e mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias, indígenas, profissionais de saúde, agentes prisionais e presidiários, além de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos.

    A vacinação contempla ainda portadores de doenças crônicas, transplantados e pessoas que sofrem de imunossupressão. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público alvo e no próximo sábado (26) será o chamado “Dia D” da imunização, quando os postos de saúde em todos os municípios ficarão abertos das 8 às 17 horas. Santa Catarina deverá receber 1,8 milhão de doses.

    Em Blumenau, a abertura da campanha aconteceu no Ambulatório Geral Guilherme Jensen, na Itoupava Central, às 10 horas, nesta terça-feira (22), com a presença do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), vereadores e outras autoridades locais. A imunização será feita nos postos de saúde do município que possuem sala de vacinação, nos horários de funcionamento de cada unidade de saúde, bem como nos sete ambulatórios gerais.

    Os moradores das localidades em que os postos de saúde não contam com salas de vacinas devem buscar pela imunização neste sábado (26). No “Dia D” todos as unidades vão participar da campanha, mesmo as que não têm sala de vacinas.

    O líder do governo Marco Antônio Wanrowsky (PSDB) enfatizou a importância da campanha contra a gripe na tribuna. Destacou que a prevenção é a melhor forma de garantir saúde. “Além da economia de recursos, pois com a prevenção se gasta cinco vezes menos, ela significa dignidade para as pessoas”, salientou.

    O parlamentar destacou a ampliação dos grupos de risco e pediu que a comunidade vá aos postos de saúde durante a semana para participar da imunização. Lembrou que as pessoas que tiverem dificuldades de acesso devem procurar as unidades mais próximas da residência, no “Dia D”. “Esperamos que assim como foi a primeira cidade de Santa Catarina a alcançar o índice vacinal proposto pelo Ministério da Saúde na imunização recente contra o vírus HPV, também esperamos que Blumenau garanta a meta proposta para a vacinação contra a gripe”.

    Contraindicações

    Pessoas com alergia ao ovo, que já tiveram reação anafilática à vacina e reação alérgica não podem tomar a vacina.

    Categorias de risco clínico com indicação para vacina contra influenza

    •Doença respiratória crônica;
    •Doença cardíaca crônica;
    •Doença renal crônica;
    •Doença hepática crônica;
    •Doença neurológica crônica;
    •Diabetes;
    •Pacientes imunodeprimidos;
    •Obesos grau III;
    •Transplantados;
    •Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras.

    Foto: Divulgação \ Renan Olaz | Agência CamaraBlu

    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu