Página principal
24-05-2013

Pronunciamentos dos Vereadores Mirins

  • Alana Garcia Maçaneiro – EEB Nilo Borghesi

    A mirim agradeceu aos colegas pelos votos e a família que sempre a apoiou e incentivou. “Decidi me candidatar com o intuito de promover a interação da minha comunidade com a Câmara de Vereadores. O jovem vereador mirim ainda não tem idade para votar. Porém, pode exercer a cidadania participando ativamente dos interesses da sociedade. O jovem não precisa ser partidário, mas deve mostrar seu interesse e lutar por um futuro melhor”.

    Anna Julia Belz – EBM Anita Garibaldi

    Em seu discurso, a mirim cumprimentou todas as mulheres pelo seu dia. “Lembramos com carinho das mães, esposas, profissionais…enfim, todas que contribuem para que a nossa vida seja melhor”. Ainda falou sobre as lombadas eletrônicas, que não estão funcionando há três anos. “A segurança é um dever do Estado e do município. Estudamos, debatemos educação e não fazemos nada em relação à segurança”.

    Carla Marina Bucci – Colégio Sagrada Família

    Para a mirim, é muito fácil para o ser humano não assumir seus atos. “Olhamos uns para os outros e dizemos que a maioria dos governos é corrupto e indeferente, mas esquecemos que fomos nós que os colocamos lá. A educação de hoje também foi feita por nós e simplesmente ignoramos isso”. Conforme a aluna, fala-se muito dos jovens, o futuro do país, mas fala-se pouco com eles. “Não se toma atitude e acredito que esse é um dos pontos que devem ser repensados”.

    Fernanda Dalle Court – EEB Pedro Feddersen

    Em seu primeiro discurso, a estudante falou sobre as conclusões tiradas na primeira vez que você vê uma pessoa. “Tem gente que diz que a primeira impressão é a que fica. Eu não concordo. Às vezes, uma segunda chance é necessária para mostrar que você é diferente, uma boa pessoa, que tudo não passou de um mal entendido”, considerou.

    Graziela Gabriel – EBM Patrícia Pegorim

    A mirim afirmou que o primeiro dia internacional da mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909, nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América. “A mulher foi conquistando seu espaço. Vem lutando pela sua independência e mostrou que é capaz de exercer vários papéis, garantindo assim maior participação na sociedade”. Conforme a estudante, a sensibilidade, versatilidade e habilidade dão condições as mulheres de seres trabalhadoras competentes e, ao mesmo tempo, administrarem a casa, educando os filhos sem qualquer negligência.

    Igor Felipe Stanck – EBM João Joaquim Fronza

    Segundo o estudante, a educação não é muito valorizada no Brasil. “É por isto que precisamos investir nesta área. Os estudantes de hoje são o futuro deste país. Sem formação intelectual, não será possível o desenvolvimento”. Conforme Igor, a educação engloba um processo de ensinar e aprender. “Trata-se do desenvolvimento integral do indivíduo: corpo, mente e espírito”, concluiu.

    Isabelle Simões Albino Dias – EEB Adolpho Konder

    A estudante abordou os direitos e deveres do aluno. Segundo ela, são 23 direitos e 20 deveres. “Infelizmente, grande parte dos deveres não são cumpridos. Muitas vezes presenciei a revolta de alunos com professores que, de acordo com eles, só implicavam. Era uma falta de respeito dos estudantes. Muitos alunos acham que já sabem tudo, mas o que eles sabem mesmo é não respeitar os funcionários, os diretores, os professores e os colegas”, ressaltou.

    Julia de Souza – EBM Adelaide Starke

    A mirim agradeceu a escola, professores, amigos e colegas que a incentivaram a participar do programa Câmara Mirim. “Também quero agradecer a cada um que confiou seu voto em mim”, disse. No Dia Internacional da Mulher, a estudante ressaltou a importância desta figura na sociedade. “Há 65 anos, o voto feminino passou a ser obrigatório. Um ano depois, Maria Eva Duarte de Perón criou o Partido Peronista Feminino e deu o direito ao voto para as mulheres argentinas”, contou. Segundo ela, atualmente, pode-se citar muitas mulheres que ganharam destaque na sociedade, como a presidente Dilma Roussef, e a secretária municipal de educação, Helenice Luchetta.

    Karol Dias – EBM Alice Thiele

    A estudante fez uma homenagem a todas as mulheres pelo seu dia. “Nós, mulheres, estamos conquistando o mundo com a nossa dignidade e caráter. As mulheres conquistaram, depois de muito tempo, o direito de votar e serem eleitas para cargos no Executivo e Legislativo. Esperamos que um dia o preconceito e a desvalorização terminem”. Por fim, leu a seguinte frase de um autor desconhecido: “Nós mulheres não somos humanas. Somos espiãs, espiãs de Deus, escondidas entre os homens”.

    Luiz Felipe Stein – EBM Tiradentes

    O estudante lembrou que nesta sexta-feira (08) se comemora o Dia Internacional da Mulher. Segundo ele, esta data marca a luta pelas melhores condições de trabalho para mulheres. “Em 1857, em Nova York, mais de 130 mulheres morreram lutando por seus direitos. Parabéns a todas”. O mirim acredita que com garra e confiança eles conseguirão melhorar os ambientes escolares. “Quero agradecer a Deus por estar aqui como vereador mirim”.

    Mari Katlin Machado Nunes – EBM Friedrich Kemmelmeir

    “Eu consegui. Estou aqui”, ressaltou no início de seu discurso. A mirim disse se sentir uma vencedora. “Passar por um processo eleitoral é muito importante para o nosso presente e para o nosso futuro. Querer algo e conseguir é realmente muito gratificante. Espero que nesta Casa, eu consiga realizar os sonhos da minha comunidade”, finalizou.

    Maria Vitória Deggan – EBM Machado de Assis

    Samuel Santos Soares – EEB João Widemann

    “Sinto-me honrado por fazer parte de uma equipe tão especial, formada por jovens. Espero, sinceramente, estreitar os laços de amizade e fraternidade com cada um de vocês”, disse o mirim. Samuel afirmou que nunca imaginou que seria eleito para participar do programa. “Temos a oportunidade de ajudar e engrandecer o nosso município, sendo um canal de acesso dos pedidos e necessidades da comunidade ao Poder Executivo, de estar exercendo a democracia, mas, principalmente, de desenvolver os princípios de igualdade e liderança”, concluiu.

    Wesley Tiago Pscheidt – EEB Áurea Perpétua Gomes

    Para o mirim, a educação em Blumenau é levada a sério. Em 2007, a cidade recebeu o título de Cidade Livre do Analfabetismo, concedido pelo Ministério da Educação, para os municípios que apresentam índice menor que 4% de analfabetos entre a população. “Blumenau tem hoje, aproximadamente, 2,79% de analfabetos. A média nacional é de 13%”, ressaltou. Ao final, leu uma frase de Albert Stein: “educação é aquilo que fica depois que você esquece o que a escola ensinou”.

    Segundo ela, esta é uma das manhãs mais importantes de sua vida, pois está assumindo o compromisso e a responsabilidade de ser vereadora mirim. “O que mais me deixa feliz é perceber que a maior parte da bancada é formada por vereadoras mirins. Isto nos mostra que a mulher realmente está ocupando o seu lugar na sociedade e na política”. A mirim aproveitou, então, para parabenizar todas as mulheres pelo seu dia.

    VEJA OS REQUERIMENTOS DESTA SESSÃO MIRIM