Página principal
24-05-2013

Pronunciamentos de 22/03/2013

  • Anna Julia Belz – EBM Anita Garibaldi

    A mirim criticou o vandalismo que há nas praças municipais. “São locais para proporcionar lazer aos cidadãos. Eram legais, pois tinham quadras com traves, cestas de basquete, aparelhos de ginástica e grades de proteção”. A estudante ressaltou que é necessário haver uma conscientização maior das pessoas que freqüentam estes locais. “Peço que a Polícia faça mais rondas à noite, que é a hora mais crítica”, argumentou.

    Carla Marina Bucci – Colégio Sagrada Família

    Ela ficou indignada com a atitude de um aluno da sua escola. Ao tocar o Hino Nacional, o estudante agiu de forma desrespeitosa e indagou a professora responsável o porquê tinha que cantá-lo. “Isto mostra a distorção de valores que temos nos dias atuais. Não devemos achar o Hino Brasileiro tedioso. Devemos cantá-lo com orgulho de nós próprios e de nosso país. É assim que os norte-americanos agem”, concluiu.

    Fernanda Dalle Court – EEB Pedro Feddersen

    A mirim noticiou a escolha do Papa Francisco. Cardeal argentino, Jorge Mario Bergoglio, tem 76 anos. “De formação jesuíta, ele apareceu para a multidão de fiéis que acompanhou o anúncio no Vaticano. Ele explicou que escolheu ser chamado de Francisco em homenagem a Francisco de Assis, frade italiano, o que reforça suas relações com o país”.

    Graziela Gabriel – EBM Patrícia Pegorim

    “A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo”. A afirmação foi feita pela mirim Graziela. Ela contou que Jesus, depois de morrer na cruz, foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram unificados. “É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas”. A estudante esclareceu que o ovo é considerado a mais perfeita embalagem natural. “Em diversas culturas também simboliza o começo do universo”.

    Igor Felipe Stanck – EBM João Joaquim Fronza

    Para ele, a relação entre CEIs e Unidades de Saúde Família está desproporcional a população do bairro Itoupavazinha. Segundo o estudante, o crescimento populacional foi muito grande e não acompanhou o número de habitantes. Igor pediu que o Poder Público olhe com mais atenção para aquela comunidade.

    Karol Dias – EBM Alice Thiele

    O racismo foi o tema abordado pela vereadora mirim. “Apesar de estarmos em pleno século XXI, muitas pessoas ainda tem preconceito contra negros”, apontou. Ela alertou que o preconceito gera bullying nas escolas. “Não podemos deixar que isto aconteça. “Somos todos iguais. Somos filhos do mesmo Deus, que nos fez, cada um, com um jeito de ser. Portanto devemos respeitar”.

    Júlia de Souza – EBM Adelaide Starke

    A estudante parabenizou todos os diretores eleitos, que foram empossados neste mês. “Que Deus os ilumine nesta nova etapa de vida, dando-lhes sabedoria e saúde para fazer o melhor possível em seu mandato”. Na escola de Júlia há muitos problemas, como a rede elétrica e forros danificados, que colocam em risco à segurança dos alunos.

    Luiz Felipe Stein – EBM Tiradentes

    O mirim abordou o assunto drogas em seu discurso. Segundo ele, a substância já destruiu muitas famílias e matou muita gente. “Hoje em dia, muitas pessoas tem medo de ir às praças, pois há muito dependente químico”. Para o estudante, os adolescentes são os mais sujeitos ao contato com a droga. “Acredito que dá pra combatê-la através da educação, programas sociais e clínicas de tratamento”.

    Mari Katlin Machado Nunes – EBM Friedrich Kemmelmeir

    A estudante falou sobre os problemas de seu educandário. Segundo Mari, o campo de areia não tem cobertura. “Quando chove ou dá sol muito forte, os alunos têm de ficar na sala ou jogar tênis de mesa”. Outro problema, conforme a mirim, é a ponte da escola. “É de madeira e quando chove, fica lisa e apresenta muitos riscos à segurança dos alunos”, contou. Por fim, disse que a ampliação do espaço é um sonho de toda a comunidade. “Para uma educação boa, precisa-se de um lugar bom para se estudar”.

    Maria Vitória Deggan – EBM Machado de Assis

    A mirim abordou a importância da educação na sociedade e na política. “Educação é uma palavra tão simples, mas tão importante. A base recebemos de nossos pais. Com ela podemos interagir o meio em que estamos acostumados a viver. Logo vamos à escola e recebemos a continuidade da educação, que nos ajuda na escolha de uma profissão”. Ao final, disse que este é um ano de grandes mudanças para os mirins. “Temos agora um grande compromisso com as nossas escolas e comunidade”.

    Nathalia Maluli Bringhenti – Colégio Castelo

    Para ela, humanidade está em falta no mundo. “Hoje em dia é difícil você ver alguém na rua ajudando desconhecidos. Muita gente pensa somente em si mesmo. Esquecem que o mundo gira em torno de todos. A vida é como uma peça de teatro, em que muitas vezes o ator entra em cena sem saber o script, sem ter um texto em mente. Ele precisa improvisar. E é isto que fazemos todos os dias”.

    Samuel Santos Soares – EEB João Widemann

    O estudante ressaltou, em seu discurso, a escolha do novo Papa, ocorrida em 13 de março. Para ele, Francisco escolheu direcionar à igreja para os pobres. “Nesta Casa Legislativa, temos a oportunidade, de assim como ele, darmos o melhor como representantes incumbidos da missão de planejar e criar ações que saciem os anseios da comunidade”, considerou.

    Wesley Tiago Pscheidt – EEB Áurea Perpétua Gomes

    O mirim iniciou seu discurso questionando quem nunca tinha sofrido bullying na vida. “Este é um ato de violência física ou psicológica, aonde o agressor tem como objetivo intimidar a vítima por causa da classe social ou das características físicas ou psicológicas da pessoa”. Em sua escola ocorreu recentemente uma palestra sobre Cyberbullying. “Isto não é brincadeira. Só existe brincadeira quando todos se divertem”.